Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1378
Type: Artigo Cientifico
Title: Concepções de professores de ciências acerca da interdisciplinaridade: implicações epistemólogicas
Author: Kapelinski, Tatiana Maria
First advisor: Leite, Fabiane de Andrade
Resume: As novas demandas curriculares que emergem das políticas públicas no Brasil nos últimos anos suscitaram a realização desta pesquisa, de forma especial no que se refere a inserção da perspectiva interdisciplinar na educação básica, com a qual buscamos analisar de que forma professores da educação básica, licenciandos e professores formadores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Cerro Largo, participantes do projeto de extensão Ciclos Formativos para o Ensino de Ciências no ano de 2015, compreendem a interdisciplinaridade nos espaços de ensino. Reconhecemos que a temática proposta constitui-se como um princípio pedagógico presente nas diretrizes curriculares nacionais de 2010, sendo assim é pertinente promover reflexões acerca dessa. Definimos como aspecto fundamental para a análise um estudo epistemológico, o qual possibilita entender o trabalho do professor, pois as compreensões conceituais sobre o tema proposto demarcam a prática em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo sendo que o objeto de estudo apresenta como instrumento um questionário aberto realizado com os sujeitos, no qual depreendemos uma análise de conteúdo de acordo com Bardin (2011). Os resultados apontam para uma compreensão maior acerca do processo de integração curricular do que da interdisciplinaridade, o que pode justificar os desafios na realização desse tipo de trabalho em sala de aula.
Abstract: The new curriculum demands emerging from public policies in Brazil in recent years have raised this research, in a special way as regards the inclusion of interdisciplinary perspective in basic education, with which we seek to examine how basic education teachers, undergraduates teachers and trainers of the Federal University of South Border (UFFS) - Cerro Largo campus, participants Formative Cycles extension project for the Science Education in the year 2015, comprise the interdisciplinary in educational spaces. We recognize that the proposed theme was established as a pedagogical principle present in the national curriculum guidelines of 2010, and thus is relevant to promote reflections about this. Defined as a fundamental aspect for analyzing an epistemological study, which enables to understand the teacher's work as the conceptual understandings on the proposed topic demarcate the practice in the classroom. It is a qualitative research with the object of study as a tool features an open questionnaire filled in by the subjects in which inferred a content analysis according to Bardin (2011). The results point to a greater understanding of the curriculum integration process than the interdisciplinary, which may explain the challenges in performing this type of work in the classroom.
Keywords: Políticas públicas
Educação básica
Ensino de ciências
Formação docente
Integração curricular
Cerro Largo (RS)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1378
Issue Date: 14-Dec-2015
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAPELINSKI.pdf315.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.