Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1380
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Inserção da temática da nanociências em química no ensino médio: módulo didádico interdisciplinar sobre efeito lótus
Autor(es): Kist, Daiane
Primeiro Orientador: Gastaldo, Luís Fernando
Primeiro coorientador: Uhmann, Rosangela
Resumo: O presente trabalho tem origem na proposição da temática de fundamentos da nanociências por meio de um módulo didático que considera os pressupostos teórico-metodológicos que balizem os caminhos da reorganização curricular. Inicialmente é feita uma abordagem sobre a possibilidade de movimentos curriculares contra-hegemônicos respaldados nos documentos oficiais da educação brasileira com vistas a novas práticas curriculares e didático-pedagógicas no ensino de química da escola média. O escopo da pesquisa está centrado nas implicações e fundamentação que a proposição de um módulo didático que se utiliza da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos demandam, para abordagem da temática das nanociências a partir do estudo do Efeito Lótus. A nanotecnologia, já presente em produtos comercializados é ainda pouco conhecida e pouco mencionada pelos livros didáticos utilizados nas escolas de Ensino Médio. Fala-se da produção, comercialização e entendimento de conceitos correlatos, onde, por meio de um módulo didático planejado a partir da disciplina de Química no Ensino Médio, fundamentado nos três momentos pedagógicos, são trabalhados conceitos novos que possibilitem ao aluno, através da interdisciplinaridade, criar uma visão crítica do mundo que os cerca, para que se possa potencializar o ensino, fazendo com que este deixe de ser meramente propedêutico.
Abstract/Resumen: This work comes from the theme of the proposition of nanoscience fundamentals through a teaching module that considers the theoretical and methodological assumptions that may benchmark the ways of searching for a curriculum reorganization. A small approach to the possibilities of counter-hegemonic curriculum movements backed the official documents of the Brazilian education with a view to new curricular and didactic and pedagogical practices in middle school chemistry teaching is done initially. The scope of this research focuses on the implications and justification that the proposition of a didactic module that uses the dynamics of Pedagogical Three Moments demand for thematic approach of nanosciences from the study of the Lotus Effect. Nanotechnology already present in marketed products is still little known and little mentioned by textbooks used in high schools. Finally, in a more general view Ffala from the production, marketing and understanding correlatos deste concepts, where através por means of a didactic module designed from the subject of chemistry in high school, based in the three pedagogical moments, new concepts are worked that allow the student through interdisciplinary, creating a critical view of the world around them, so you can enhance the teaching, so that it ceases to be merely preparatory.
Palavras-chave: Nanociências
Ensino de química
Módulo didático
Interdisciplinaridade
Efeito lótus
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1380
Data do documento: 22-Dez-2015
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KIST.pdf572,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.