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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Da gestão ao sistema: estudo de caso na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
Autor(es): Ghizzi, Helen Pricila
Primeiro Orientador: Silva, Marlon Luiz Neves da
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), baseado na ISO 14.001:2004, na Instituição de Ensino Superior (IES) Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Para que esse objetivo fosse alcançado foram realizados levantamentos de informações junto aos setores responsáveis pela gestão ambiental do campus e também averiguações à campo, resultando em dados posteriormente analisados. Através destes, foi proposto um modelo de SGA para ser implantado na IES, tendo em vista que estas podem ser consideradas fontes geradoras de resíduos e problemas ambientais. De acordo com os dados levantados, as principais falhas estão atreladas à falta de uma Política Ambiental que venha a unificar os setores que, até o momento, agem de forma fragmentada; além de falta de treinamento, capacitação e conscientização dos técnicos e funcionários. O modelo de SGA proposto para a IES visa a introdução de conteúdos de sustentabilidade ambiental nos currículos, bem como um processo de conscientização a todos os alunos, técnicos, funcionários e servidores. É um modelo baseado no ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA), e tem o intuito de buscar a melhoria contínua. Conclui-se, portanto, que a Instituição foi criada com o propósito de práticas ambientais e desenvolvimento sustentável, favorecendo a implantação de um SGA. Contudo, faz-se necessário que haja um comprometimento da alta direção para que o objetivo seja alcançado, e que os setores trabalhem em conjunto, melhorando a comunicação interna e procurando sempre uma melhoria contínua.
Abstract/Resumen: The study objective was to evaluate the implementation of an Environmental Management System based on ISO 14001: 2004, at the Higher Education Institution Federal University of Southern Frontier, campus Chapecó. For this goal be achieved, were conducted information surveys together with the sectors responsible for environmental management of the campus and also ascertainments in field, resulting in data later analyzed. Through these, it was proposed an EMS model, to be implanted at the Higher Education Institution, in view that these can be considered sources of waste and environmental problems. According to the data collected, the main failures are related to the lack of an environmental policy that will unify the sectors, which until now, act in a piecemeal way; beyond lack of training, capacity and awareness of technicians and employees. The EMS model proposed for the Higher Education Institution aims to introduce environmental sustainability content into the curriculums, as well as an educational process for all students, technicians, employees and servers. It is a model based on ISO 14001: 2004 and the PDCA cycle, in order to seek continuous improvement. It is concluded, therefore, that the institution was created with the purpose of environmental practices and sustainable development, promoting the implementation of an EMS. However, it is necessary a commitment from the senior management so that the goal be achieved, and that the sectors work together, improving internal communication and always looking for continuous improvement.
Palavras-chave: Gestão Ambiental
Ensino superior
ISO 14.001
Sistema de Gestão Ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1384
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental

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