Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1407
Type: Monografia
Título : Proposta de melhoria de produtividade para uma indústria de embalagens flexíveis e laminadas na cidade de Chapecó/SC
Author: Althoff, Juliana Muller
First advisor: Loreto, Éverton Miguel da Silva
Resume: O objetivo deste trabalho foi elaborar uma proposta de melhoria de produtividade em uma indústria de embalagens flexíveis e laminadas da cidade de Chapecó. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia utilizada foi o estudo de caso. O problema de pesquisa surgiu da necessidade de medir e direcionar melhorias graduais de produtividade, evitando a necessidade de grandes investimentos a priori. Foram escolhidas duas máquinas gargalo para serem estudadas, as Impressoras 3 e 4. Num primeiro momento foi identificada a ausência de um indicador de produtividade, em seguida foi definido o indicador OEE (Overall Equipment Effectiveness) como medida de produtividade adequado para a empresa e levantados dados históricos a respeito de qualidade, tempos de parada e tempos de ciclo dos equipamentos definidos como gargalo. Com base no resultado calculado para o OEE, que foi menor do que 17% para ambas as impressoras no primeiro trimestre de 2016, percebeu-se a necessidade urgente de intervenção para redução dos tempos de paradas não planejadas que interferiram negativamente nos índices de disponibilidade. A partir da estratificação dos tempos de parada por motivos, os mais significativos se configuraram como sendo de tempo de setup elevado. A proposta de melhoria consistiu no planejamento de uma semana de trabalho em grupo focada na metodologia de Troca Rápida de Ferramentas (SMED). Implementando esta proposta e admitindo-se ser possível uma redução de 50% no tempo de setup de cada impressora, espera-se que a disponibilidade passará de 40% para 63% na Impressora 3 e de 48% para 58% na Impressora 4, o que implicará em ganhos muito significativos de capacidade produtiva.
Palabras clave : Administração da produção
Indicadores de produtividade
Indústria da borracha e de plásticos
Ferramentas
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1407
Fecha de publicación : 2016
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALTHOFF.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.