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Tipo: Artigo Cientifico
Título: O trabalho educacional nos hospitais na formação do pedagogo
Autor(es): Rotava, Bruna Cristina
Primeiro Orientador: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo levantar e problematizar a inserção das discussões sobre o trabalho educacional nos hospitais nos cursos de formação em Pedagogia, na modalidade presencial, das Universidades Federais do Brasil. A pesquisa foi realizada a partir da análise de dois corpus: o primeiro, foi constituído pelos resumos de 71 teses e dissertações selecionadas no site do IBICT por meio dos termos “classes hospitalares” e “pedagogia hospitalar”. A análise desse corpus evidenciou oito tópicos importantes para a atuação do professor em hospitais: 1) a classe hospitalar como um direito das crianças e adolescentes hospitalizados à educação e à escolarização, na perspectiva da educação inclusiva (histórico, marcos legais e conceituações); 2) a dupla função do atendimento: escolarização e educação humanista, por um lado, e apoio na promoção da saúde (adesão e resposta aos tratamentos), por outro; 3) os sujeitos de aprendizagem em situação de internação hospitalar; 4) processos de mediação da aprendizagem nos diferentes espaços hospitalares (TICs, artes, linguagens, ludicidade etc); 5) estratégias pedagógicas interdisciplinares; 6) a identidade e a saúde do professor que atua nos hospitais: estratégias de enfrentamento e resiliência; 7) atuação do professor em equipes multidisciplinares: educação e saúde; 8) envolvimento familiar na educação escolar. O outro corpus foi constituído pelas ementas constantes nos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs). Foram encontradas 51 universidades que ofereciam o curso de Pedagogia mas apenas 48 disponibilizavam as matrizes curriculares, sobre as quais foi realizada a seleção dos componentes curriculares, com base nos termos “educação especial”, “pedagogia hospitalar”, “educação em espaços não escolares”, “profissão do pedagogo”, “educação e saúde”. Foram encontrados 87 componentes curriculares, constantes em 46 matrizes. Entre esses componentes curriculares, 33 não possuem ementa disponível no site, pelo que o corpus dessa pesquisa é composto por 54 ementas, oferecidas em 33 matrizes. A análise dessas ementas mostrou que as disciplinas de educação especial são em sua totalidade, referentes às deficiências, não tratando da atuação em hospitais. As disciplinas de educação em espaços não escolares, na sua maioria, enfocam os movimentos sociais, setores produtivos e entidades/organizações da sociedade civil. Apenas 6 (sem considerar os 4 estágios) das 54 ementas analisadas discutem sobre o trabalho educacional realizado nos hospitais e, dessas, apenas quatro são específicas desse campo de atuação. Apesar das temáticas propostas nas ementas dessas quatro disciplinas serem suficientemente amplas para incluir a maioria dos tópicos mencionados acima, não existem evidências de que, pelo menos, os últimos quatro, sejam abordados. Portanto, o resultado desse trabalho, permitiu trazer à tona que os cursos de formação inicial do pedagogo nas universidades federais ainda secundarizam os hospitais e, mais especificamente, as classes hospitalares, enquanto campo de atuação desse profissional, o que pode prejudicar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças hospitalizadas, assim como a saúde das professoras que atuam nesse campo, as quais não são preparadas para os desafios emocionais que têm que enfrentar. Da mesma forma, não existe preparação para o trabalho em equipes multidisciplinares e para promover a integração com as famílias. Torna-se necessário replicar a pesquisa em relação às outras universidades, para que se tenha uma visão mais clara da inclusão, ou não, dessa temática, na formação do pedagogo no Brasil.
Abstract/Resumen: The present research aims to raise and problematize the insertion of the discussions about the educational work in hospitals in the on-site Pedagogy courses, of the Federal Universities of Brazil. The research was based on the analysis of two corpora: the first one consisted of the abstracts of 71 theses and dissertations selected on the IBICT website by using the terms "hospital classes" and "hospital pedagogy". The analysis of this corpus evidenced eight important topics for teachers’ performance in hospitals: 1) the hospital class as a right of hospitalized children and adolescents to education and schooling, from the perspective of inclusive education (history, legal frameworks and conceptualizations); 2) the dual function of care: schooling and humanistic education, on the one hand, and support for health promotion (adherence and response to treatment), on the other; 3) the learning subjects who are hospitalized; 4) processes of mediation of learning in different hospital spaces (ICTs, arts, languages, playfulness etc); 5) interdisciplinary pedagogical strategies; 6) the identity and health of the teacher who works in hospitals: coping strategies and resilience; 7) teacher's performance in multidisciplinary teams: education and health; 8) family involvement in school education. The other corpus was constituted by the menus included in the pedagogical projects of the courses (PPCs). There were 51 universities that offered the course of Pedagogy but only 48 provided the curricular matrices, on which the selection of curricular components was made, based on the terms "special education", "hospital pedagogy", "education in non-school spaces", "Profession of the pedagogue", "education and health". We found 87 curricular components, contained in 46 matrices. Among these curricular components, 33 do not have a menu available on the website, so the corpus of this research is composed of 54 menus, offered in 33 matrices. The analysis of these menus showed that the special education disciplines are in their totality, referring to the deficiencies, not dealing with the practices in hospitals. The disciplines of education in non-school spaces, focus majoritarily on social movements, productive sectors, and civil society entities/organizations. Only 6 (without considering the 4 internships) of the 54 analyzed menus discuss the educational work performed in the hospitals and only four are specific to this field. Although the themes proposed in the menus of these four disciplines are broad enough to include most of the topics mentioned above, there is no evidence that at least the last four are addressed. Therefore, this work allowed us to bring to the fore that the initial training of the pedagogues in the federal universities, still relegate the hospitals and, specifically, the hospital classes, which can impair the learning and the development of hospitalized children, as well as the health of teachers in the field, who are not prepared for the emotional challenges they have to face. Likewise, there is no preparation for work in multidisciplinary teams and to promote integration with families. However, it is still necessary to replicate this research in other universities, in order to have a clearer view of the inclusion or not, of this theme, in the formation of the pedagogue in Brazil.
Palavras-chave: Pedagogia
Ensino superior
Hospitais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1412
Data do documento: 2017
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