Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1420
Tipo: Monografia
Título: Práticas de gestão no terceiro setor: o estudo de caso na Associação de Voluntários do Hospital Regional do Oeste
Autor(es): Silva, Michele Galinski
Primeiro Orientador: Teixeira, Enise Barth
Resumo: Devido as grandes contribuições e importância do terceiro setor na sociedade, é fundamental boas práticas de gestão nessas organizações. Sendo assim o objetivo compreender as práticas de gestão desenvolvidas na Associação de Voluntários do Hospital Regional do Oeste, capazes de promover eficiência, eficácia e efetividade. Para tal, os objetivos específicos são caracterizar a Associação de Voluntários do Hospital Regional do Oeste e descrever os serviços contínuos, identificar e descrever noções e práticas de trabalho voluntário na organização e por fim verificar se estas práticas de gestão são eficientes, eficazes e efetivas na organização. A metodologia utilizada na pesquisa caracteriza-se por: qualitativa, descritiva e exploratória. Em relação aos meios a pesquisa é: bibliográfica, de campo, estudo de caso e documental. Para a coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada com a Presidente entidade, a Assistente Social da instituição, a Assistente Social do Hospital Regional do Oeste, e sete voluntários responsáveis cada qual por um projeto. Para a análise documental foram utilizados documentos provenientes da instituição. A análise conteúdo foi a técnica utilizada no tratamento e interpretação dos dados. O planejamento da organização ocorre de maneira pontual, sem planejamento a longo prazo, ainda é apenas visualizado no dia a dia. A instituição está organizada em dois núcleos: sede e hospital, cada qual com seus coordenadores, e a diretória estabelecia por estatuto. A função direção é concebida pelos coordenadores de atividades, que desempenham o papel de liderar, motivar e coordenar os voluntários. Por fim, o controle se dá através de fichas e quantitativos de doações realizadas e recebidas, constando apenas o número de peças e não a número de pessoas. A associação atende à demanda de pacientes necessitados do Hospital Regional do Oeste doando roupas, enxovais, calçados, fraldas, e ainda produz itens a serem utilizados no próprio hospital como panos de limpeza. Aos voluntários que lá trabalham poder ajudar ao próximo vai além da cidadania, é também considerado uma terapia e um grupo de amizade. O estudo revela que o papel do voluntário na associação é de extrema importância, visto que sem ele a organização não existiria e um contingente de pessoas não seriam atendidas. Assim faz-se necessário uma gestão eficiente e eficaz de forma que haja mais adesões, tanto de voluntários e doadores, bem como dar continuidade aos serviços prestados.
Palavras-chave: Hospital
Terceiro setor
Trabalho voluntário
Políticas públicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1420
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Michele.pdf29,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.