Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1432
Tipo: Monografia
Título: Microempreendedorismo individual, comércio e consumo em Chapecó
Autor(es): Cararo, Daniela Cristina
Primeiro Orientador: Catalão, Igor de França
Resumo: O consumo no Brasil vem crescendo nos últimos anos. Devido às mudanças sociais e econômicas que estão ocorrendo no país, as famílias que antes não podiam consumir passaram a ter poder de compra, a chamada nova classe consumidora. Juntamente com isso, o setor comercial das cidades também se modificou, com diversos e diferentes centros de compras e várias formas de trabalho, principalmente nas cidade médias e metrópoles. Uma delas é o microempreendedorismo individual, que consiste nos pequenos negócios, muitas vezes nas próprias residências, e que estão ganhando espaço desde a criação da lei que o regulamenta e o formaliza. O número de ingressantes nesta modalidade vem aumentando progressivamente, trazendo mudanças na estrutura comercial das cidades. No caso de Chapecó, esta modalidade de comércio também vem crescendo e o objetivo do trabalho proposto é analisar estas mudanças, tanto no contexto econômico como na estrutura socioespacial da cidade, bem como conhecer as características desta modalidade. Para alcançarmos os resultado da pesquisa, foram realizadas consultas bibliográficas, pesquisas de campo, entrevistas e levantamento de dados primários e secundários. Como resultado foi possível observar a distribuição e as características destes empreendimentos na cidade, os motivos que levaram à formalização e como está ocorrendo esse processo.
Abstract/Resumen: Consumption in Brazil has been growing in recent years. Due to social and economic changes taking place in the country, families who previously could not consume now have buying power, the new consumer class. Along with this, the commercial sector of the cities has also changed, with several different shopping centers and various forms of work, particularly in the intermediate cities and metropolises. One is the individual Micro-entrepreneurship, consisting of small businesses, often in their own homes, and they are expanding their activities since the creation of the law that regulates and formalizes it. The number of entrants in this mode has been increasing in recent years, bringing changes in the commercial structure of cities. In the case of Chapecó, this mode of trade is also growing and the purpose of the proposed study is to analyze these changes in both the economic environment and in the socio-spatial structure of the city and know its characteristics. To achieve the result of research, this work has been done through literature searches, field surveys, interviews and primary and secondary data collection. As a result, it was possible to observe the distribution and characteristics of these enterprises in the city, the reasons that led to the formalization and how this process is taking place.
Palavras-chave: Comércio
Consumo
Microempresas
Economia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1432
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARARO.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.