Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1437
Tipo: Monografia
Título: A influência da liderança espiritual na relação líder e liderado - um estudo de caso entre os servidores da Universidade Federal da Fronteira Sul
Autor(es): Rodrigues, Ana Flávia
Primeiro Orientador: Tosta, Humberto Tonani
Resumo: A busca por resultados satisfatórios por parte das organizações tem tornado o ambiente organizacional espaço para constantes mudanças, e hoje em dia a espiritualidade está entre as variáveis que estimulam as transformações nesses ambientes. A espiritualidade nas organizações está associada ao fato dos trabalhadores possuírem vida interior e necessidades espirituais e de poder manifestar isso através do trabalho, ou seja, realizar trabalho com significado, em um ambiente de comunidade de maneira alinhar os valores pessoais aos organizacionais. À vista disso, pressupõe-se o surgimento de um novo tipo de liderança, a liderança espiritual, capaz de dirigir os trabalhadores e a organização para um processo de transformação espiritual. A fim de estudar o fenômeno da liderança espiritual no ambiente de trabalho, optou-se por uma instituição de ensino superior pública, pelo fato de apresentar uma estrutura um tanto quanto complexa, principalmente em relação à gestão de pessoas. Para tanto, esse estudo tem como objetivo identificar as influências da liderança espiritual na relação líder e liderado entre os servidores da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, lotados nas Pró-Reitorias de áreas meio PROAD, PROGESP e PROPLAN. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, norteada por paradigmas interpretativos. Quanto aos fins, a pesquisa constitui-se como descritiva, pois se trata da simples descrição de um acontecimento ou fenômeno. Quanto aos meios é uma pesquisa de campo, bibliográfica e um estudo de caso. A estruturação do instrumento de coleta de dados se deu em dimensões e categorias de análise, estruturadas visando identificar o comportamento dos sujeitos da pesquisa diante da manifestação do fenômeno estudado. Os resultados identificados evidenciam a relação entre as dimensões da espiritualidade e a existência da liderança espiritual, no entanto, o índice de servidores que se consideram espiritualizados é maior do que os que percebem a ação de uma liderança espiritualizada. Apesar das limitações encontradas, este estudo ajuda a compreender o quão sensível o indivíduo é perante espiritualidade nos locais de trabalho. E, por fim, permite entender como se dão efeitos organizacionalmente relevantes.
Palavras-chave: Espiritualidade
Influência
Ensino superior
Liderança
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1437
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.