Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1445
Tipo: Monografia
Título: Licitações e contratos administrativos: um estudo de caso na área de TI, de um município do oeste de Santa Catarina
Autor(es): Almeida, Juliana Soligo Calmon de
Primeiro Orientador: Koch , Leani Lauermann
Resumo: A aquisição de produtos para órgãos públicos tem se tornado cada vez maior, e é dever do Estado fiscalizar tudo o que foi gasto para atender a demanda solicitada pela administração pública, sabe-se que, provavelmente, todos os bens e serviços são comprados de terceiros. A licitação busca equivalência de possibilidades, gerando oportunidade para todos os fornecedores que se dispuserem a fornecer o que lhes for solicitado conforme previamente estabelecido em edital. O objetivo da pesquisa buscou englobar vários parâmetros, dentre eles podemos citar a analise das modalidades licitatórias, tipos licitatórios e contratos administrativos entre os anos de 2008 a 2015 realizados na prefeitura de uma cidade do Oeste de Santa Catarina na área de T.I. Quanto à metodologia adotada, o estudo caracteriza-se, como qualitativa, exploratória e descritiva. Em relação aos meios, propõe-se como pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A análise de dados foi realizada através de análise descritiva, a partir das informações obtidas por meio da entrevista e dos dados coletados. Os resultados demonstram que a modalidade empregada em maior proporção foi o pregão presencial, e quanto os contratos administrativos, destaca-se o de compra e venda. Geralmente as empresas vencedoras das licitações são da cidade, pois elas atendem ao estabelecido no edital. Uma das vantagens apontadas é o dinheiro pago as licitações permanecer na cidade, aquecendo a econômica local bem como a geração de novos postos de trabalho. Conclui-se, que as licitações e contratos administrativos necessitam ser especificados em detalhes, o que acarreta na possibilidade de melhor compra, assim, atendendo as demandas dos órgãos públicos com produtos de qualidade.
Palavras-chave: Administração pública
Contrato administrativo
Licitação
Preço mínimo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1445
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALMEIDA.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.