Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1451
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Historiografia, ocultismo e iniciação em "Fernando Pessoa O Romance" de Sónia Louro
Autor(es): Nunes, Daiana Dall Igna
Primeiro Orientador: Gebra, Fernando de Moraes
Resumo: O presente artigo centra-se na narrativa Fernando Pessoa - O Romance (2014), escrito pela escritora portuguesa Sónia Louro. Este trabalho teve por objetivo investigar como a autora trabalhou com os elementos externos ao texto, através de processos de dialogismo, intertextualidade e interdiscursividade, analisados a partir de contributos da teoria de Mikhail Bakhtin e seus comentadores, para compor a estrutura interna do romance, fazendo com que a estrutura narrativa passasse a ser crível. De acordo com a teoria de Linda Hutcheon, é possível classificar esta narrativa como novo romance histórico, pois apresenta uma nova maneira de ler a história, apropriando-se de elementos da história oficial para apresentar outras possíveis versões. No romance em pauta, trata-se de uma ficcionalização de elementos históricos e biográficos do poeta Fernando Pessoa. O recorte da pesquisa ocupou-se prioritariamente da parte intitulada “Deixei de ser aquele que esperava 1930 a 1934”, que se refere ao percurso iniciático do poeta. Analisamos poemas e textos dispersos de Pessoa acerca das relações de poesia e esoterismo, que foram aproveitados pela autora no processo de composição do romance, analisando desta forma que tratamento a autora deu para os símbolos e as questões esotéricas que sempre fizeram parte da vida de Fernando Pessoa.
Abstract/Resumen: El artículo presente se centra en la narrativa Fernando Pessoa - O Romance (2014), escrito por la escritora portuguesa Sónia Louro. Este trabajo tuvo como objetivo investigar como la autora trabajó con los elementos externos al texto, a través de procesos de dialogismo, intertextualidad y interdiscursividad, analizados a partir de la teoría de Mikhail Bakthin y sus comentadores, para componer la estructura interna de la novela, haciendo con que el relato pasase a ser creíble. De acuerdo con la teoría de Linda Hutcheon, es posible clasificar esta narrativa como nueva novela histórica, pues, presenta una nueva manera de leer la historia, apropiándose de elementos de la historia oficial para presentar otras posibles versiones. En la novela estudiada se trata de una ficcionalización de elementos históricos y biográficos del poeta Fernando Pessoa. El recorte de la investigación se ocupó prioritariamente de la parte intitulada “Deixei de ser aquele que esperava 1930 a 1934”, que se refiere a la ruta iniciática del poeta. Analizamos poemas y textos dispersos de Pessoa acerca de las relaciones de poesía y esoterismo, que fueron aprovechados por la autora en el proceso de composición de la novela, analizando de esta forma qué tratamiento la autora dio a los símbolos y a las cuestiones esotéricas que siempre formaron parte de la vida de Fernando Pessoa.
Palavras-chave: Esoterismo
Literatura portuguesa
Romance histórico
Escritores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1451
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NUNES.pdf479,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.