Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1464
Tipo: Monografia
Título: O ensino das ciências humanas no oeste catarinense durante a ditadura civil-militar brasileira (1969-1985): discursos e práticas
Autor(es): Schneiders, Carlise
Primeiro Orientador: Picoli, Bruno Antonio
Resumo: O estudo das disciplinas escolares começou a se difundir, da forma como é abordado hoje, apenas após a I Guerra Mundial, a partir dali os estudos acerca das disciplinas se aprofundaram, mas ainda há uma grande defasagem nesse sentido, ainda mais quando se trata de sua história, por isso, parte do propósito dessa monografia é sanar essa lacuna. No Brasil, as disciplinas escolares passam por diversas modificações de tempo em tempos, resultado de frequentes reformas educacionais realizadas no país. As disciplinas das Ciências Humanas têm papel central nesse âmbito, pois, mudam constantemente os seus objetivos, já que estas servem, em muitos casos, como ferramentas de sustentação do sistema. Nesse sentido, a presente monografia vem abordar o ensino das disciplinas das Ciências Humanas no Oeste Catarinense no período entre 1969 e 1985, compreendido dentro da Ditadura Civil-Militar Brasileira e busca perceber como os professores de Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política Brasileira e História e Geografia sofreram a interferência das políticas educacionais aplicadas pelo Estado brasileiro. Assim, o principal objetivo desta pesquisa é analisar a partir dos discursos e práticas dos professores de Ciências Humanas quais foram as influências da Ditadura Civil-Militar brasileira no contexto educacional na região Oeste de Santa Catarina. Para tanto, utilizamos a história oral, entrevistando professores e alunos do período estudado, resultando no total de nove entrevistas para o estudo. Os depoimentos foram analisados a partir do conceito de disciplina de Michel Foucault e André Chervel, problematizando como este se articula com os discursos e práticas dos professores das Ciências Humanas do Oeste Catarinense e com a escola desejada pelo período militar. A partir disso, chegouse à conclusão de que a maioria das escolas seguiram o modelo ditatorial, e os professores das Ciências Humanas foram peças chave para sua efetivação, salvo algumas formas de resistência isoladas, ainda, além da influência das políticas educacionais da ditadura, o processo cultural dessa sociedade tem também importância no processo de disciplinarização dos agentes, tanto de alunos quanto de professores.
Abstract/Resumen: The school subjects studies started to form, in the way they’re teached today, only after World War I, after this point, the studies about said subjects got more specific, but there’s still lack of information, mostly in the history area, that said, this essay aims to satiate the hole in our education. In Brazil, school subjects have been changing with time, a result of the constant amendments in the country’s educational system. The social studies have an important role in these changes, being the ones that, in times, serve as a support for the system. That being said, this monografy abords Human Sciences’ teaching in the West of Santa Catarina - BR, during the years between 1969 and 1985, time in which the country had been in the civil-military dictatorship, the study shall note how teacher of subjects such as Moral and civics studies, social organization and brazilian politics, history and geography have been affected by the State’s educational restrictions interference. So, the main goal of this research is to analyse, based in speeches and practices by teachers of Human Sciences, what were the influences of the dictatorship in the educational context of Santa Catarina’s west area. To do so, we used oral history, interviewing teachers and students from the period of time aimed, resulting in nine interviews for our research. The testimonies were analysed based on André Chervel and Michel Foucault’s concept of discipline, problematizing how this idea articulates itself with the speeches and practices of Human Sciences’ teachers in the west of Santa Catarina and the the ideal school to the dictators. Based on this, it has been concluded that most of the schools followed the dictatorship’s ideal, and the Human Sciences teachers were the key to the effectuation, with some isolated cases of resistance, still, besides the influence of the State’s education, the cultural evolution of this society has it’s role in the schooling process of the parties, these being both the teachers and the students.
Palavras-chave: Ciências humanas
Ensino e aprendizagem
Ditadura
Educação
Professores
Santa Catarina
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1464
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHNEIDERS.pdf584,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.