Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1476
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Interdisciplinaridade nos anos iniciais: a possibilidade de articulação entre matemática e geografia
Autor(es): Manica, Lisamara de Carvalho
Puton, Liraci Lourdes
Primeiro Orientador: Melo, Marisol Vieira
Resumo: Este artigo é um recorte do estágio supervisionado do segundo ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Chapecó, e que relata as experiências das estagiárias da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que ocorreu durante o segundo semestre de 2016. Os temas trabalhados foram: as estações do ano e os pontos cardeais. Esse artigo tem como objetivos: mostrar a possibilidade de articulação nas áreas de conhecimento da Matemática e da Geografia nos anos iniciais, identificando as potencialidades da interdisciplinaridade em um contexto escolar dos anos iniciais envolvendo ambas as áreas. Reconhecer os conceitos de grandeza de tempo e de espaço nas abordagens de Matemática e de Geografia. Esse artigo é de caráter bibliográfico e foi embasado principalmente em autores da Geografia, como Callai e Castrogiovanni; da Matemática, como Lorenzato, autores que tratam dos conceitos de espaço e de tempo, além de Fazenda e Luck que abordam sobre a interdisciplinaridade. A experiência mostrou a compreensão das atividades desenvolvidas pelas crianças com o uso de materiais concretos, utilizadas pelas estagiárias, destacando os conceitos de espaço e tempo, ressaltando aqui, a importância de fazer a articulação não somente da Matemática e Geografia e também em as outras áreas do conhecimento.
Abstract/Resumen: This article is a review of the supervised internship of the second year of the elementary school years of a school in Chapecó city, and reports on the experiences of trainees from the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), which occurred during the second half of 2016. The themes studied were: the seasons and the cardinal points. This article aims to show the possibility of articulation in the areas of knowledge of Mathematics and Geography in the initial years, identifying the potentialities of interdisciplinarity in a school context of the initial years involving both areas. Recognize the concepts of greatness of time and space in the approaches of Mathematics and Geography. This article is of bibliographic character and was based mainly on authors of Geography, as Callai and Castrogiovanni; of Mathematics, as Lorenzato, authors that deal with the concepts of space and time, besides Fazenda and Luck that deal with interdisciplinarity. The experience showed an understanding of the activities developed by children with the use of concrete materials used by trainees, highlighting the concepts of space and time, stressing here the importance of articulating not only Mathematics and Geography but also other areas of knowledge.
Palavras-chave: Espaço (geografia)
Ensino infantil
Interdisciplinaridade
Matemática
Tempo
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1476
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANICA e PUTON.pdf738,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.