Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1487
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A constituição do imaginário de língua em livros didáticos de língua portuguesa
Autor(es): Zorzi, Daniela de
Primeiro Orientador: Luz, Mary Neiva Surdi da
Resumo: Este trabalho tem por intuito analisar a constituição do imaginário de língua na coleção de livros didáticos de língua portuguesa intitulada Língua Portuguesa (2013), de Roberta Hernandes e Vima Martin, escolhido de acordo com a regulamentação do (PNLD) Programa Nacional do Livro Didático, de 2015 por professores da escola estadual de Santa Catarina do município de Coronel Freitas – SC. Dessa maneira, contamos com embasamento teórico e os estudos da Análise do Discurso, especificamente com os estudos de Souza e Orlandi (1988) dentre outros nomes renomados da área, onde tratamos da noção de imaginário de língua sob enfoque da Análise do Discurso (AD) de linha francesa em diálogo com a História das Ideias Linguísticas no Brasil. Um dos principais objetivos com a elaboração desse trabalho é compreender o funcionamento da noção de língua imaginária em nosso corpus de análise, além de construir uma sequência discursiva a partir da análise da coleção de livros didáticos. A metodologia aplicada para a realização desse estudo leva em consideração o pressuposto inicial de que o livro didático, assim como os sujeitos históricos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem (aluno e professor) é interpelado por infinitos discursos que circulam, bem como as noções de língua imaginária e língua fluida. Os resultados aclaram a presença de uma discursividade dominante, ou seja, o imaginário de língua. Tal constatação, pode ser entendida como um discurso que ainda permanece nas entrelinhas do material didático e se sustenta por meio de discursos mascarados e uma memória coletiva de tradição gramatical, que preconiza uma língua idealizada, um conjunto de normas e regras gramaticais produto de uma construção sociohistórica, que não permite considerar a língua em seu estado gasoso.
Abstract/Resumen: Este trabajo tiene por finalidad analizar la constitución del imaginario de lengua en la colección de libros didácticos de lengua portuguesa intitulada “Lengua Portuguesa”, (2013), de Roberta Hernandes y Vima Martin, escogido de acuerdo con la reglamentación del (PNLD) Programa Nacional del Libro Didáctico, de 2015, por profesores de la escuela estadual de Santa Catarina de la ciudad de Coronel Freitas – SC. De esto modo, contamos con el embasamiento teórico y los estudios del Análisis del Discurso (AD), específicamente con las contribuciones de Souza y Orlandi (1988) entre otros nombres renombrados del área, así que tratamos de la noción de imaginario de lengua bajo el enfoque del Análisis del Discurso de línea francesa en dialogo con la Historia de la Ideas Lingüísticas en Brasil. Uno de los principales objetivos con la elaboración de este trabajo es comprender el funcionamiento de la noción de lengua imaginaria en nuestro corpus de análisis, además de construir una secuencia discursiva a partir del análisis de la colección de libros didácticos. La metodología aplicada para la realización de este estudio lleva en consideración el presupuesto inicial de que el libro didáctico, así como los sujetos envueltos en el proceso de enseñanza-aprendizaje (alumno y profesor) es interpelado por infinitos discursos que circulan, es decir, por la noción de lengua imaginaria y lengua fluida. Tal constatación, puede ser entendida como un discurso que aún permanece en las entre líneas del material didáctico y busca sustentarse por medio de discursos disfrazado y una memoria colectiva de la tradición gramatical, que preconiza la lengua como ideal, estructurada por un conjunto de normas y reglas gramaticales, producto de una construcción sociohistórica que no permite considerar la lengua en cuanto estado gaseoso.
Palavras-chave: Discurso
Língua portuguesa
Imaginário coletivo
Livro didático
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1487
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZORZI.pdf970,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.