Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1489
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A dinâmica dos casamentos inter- e intratécnicos e a manutenção e substituição de línguas de imigração em Caxambu do Sul - SC
Autor(es): Vassoler, Djênifer Santin
Primeiro Orientador: Krug, Marcelo Jacó
Resumo: Com a presente pesquisa, tem-se por finalidade investigar e analisar os prós e contras dos casamentos inter- e intraétnicos na manutenção e substituição das línguas de imigração em Caxambu do Sul – SC. Partimos do pressuposto que os casamentos interétnicos possam ser um dos principais motivadores da substituição das variedades de imigração pela variedade oficial do Brasil. Para confirmar ou refutar nossa hipótese nos propomos coletar dados com dezesseis informantes divididos em duas famílias. Uma será totalmente formada por descendentes de italianos, enquanto que a outra será mista formada de descendentes alemães e italianos. Quanto aos informantes, serão oito em cada família, ou seja, filhos, pais, avós paternos e avós maternos. Os dados serão coletados a partir da aplicação de um questionário pluridimensional e relacional extraído do Atlas das Línguas em Contato na Fronteira. A análise dos dados seguirá a teoria e metodologia pluridimensional e relacional dos dados, buscando investigar questões de manutenção e substituição de línguas de imigração a partir da convivência entre culturas iguais e ou diferentes, relacionando assim, dados obtidos entre os informantes mais velhos de uma família com a outra, assim como relacionar dados de informantes jovens com informantes jovens e velhos, homens com homens, mulheres com mulheres ou ainda homens com mulheres, como determinado pela cruz de Thun.
Abstract/Resumen: La presente investigación, tiene por finalidad investigar y analizar los pros y los contras de los matrimonios inter- e intraétnicos en el mantenimiento y sustitución de las lenguas de inmigración en la ciudad de Caxambu do Sul – SC. Luego, partimos del presupuesto de que los matrimonios interétnicos puedan ser uno de los principales motivadores de la sustitución de las variedades de inmigración por la variedad oficial de Brasil. Para confirmar o refutar nuestra hipótesis nos proponemos entonces a recopilar datos a partir de dieciséis informantes divididos en dos familias. Donde una se compone solamente por descendientes de italianos, en cuanto la otra es mixta, compuesta por descendientes de alemanes e italianos. Ya, los informantes son ocho en cada familia, es decir, hijos, padres, abuelos paternos y abuelos maternos. Los datos fueron recopilados por medio de la aplicación de un cuestionario pluridimensional y relacional extraído del Atlas de las Lenguas en contacto en la Frontera. El análisis de los datos seguirá la teoría y metodología pluridimensional y relacional que busca analizar cuestiones pertinentes acerca del mantenimiento y sustitución de lenguas de inmigración a partir de la convivencia entre culturas iguales e/o diferentes, relacionando así los datos obtenidos entre informantes de mayor edad de una familia con la otra, así como relacionar datos de informantes jóvenes con informantes jóvenes y viejos, hombres con hombres, mujeres con mujeres y además hombres con mujeres, como determinado por la cruz de Thun.
Palavras-chave: Casamentos
Dialetologia
Línguas em contato
Línguas parcialmente reestruturadas
Caxambu do Sul (SC)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1489
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VASSOLER.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.