Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1495
Tipo: Artigo Cientifico
Título: "Fernando Pessoa o Cavaleiro de Nada", de Elisa Lucinda: alteridade e recriação ficcional
Autor(es): Sanzovo, Stephane Terres
Primeiro Orientador: Gebra, Fernando de Moraes
Resumo: O presente artigo centra-se no romance Fernando Pessoa O cavaleiro de Nada (2014), de Elisa Lucinda, que apresenta características do novo romance histórico, romances escritos a partir da segunda metade do século XX e que se aproveitam de eventos históricos referidos a pessoas ou acontecimentos e criam uma narrativa ficcional com uma releitura crítica da história oficial, produzindo-se novas versões da história. Porém, diferente de vários novos romances históricos luso-brasileiros, geralmente escritos na terceira pessoa, o foco narrativo da obra analisada está no que Norman Friedman chama de modo eu-protagonista, o que confere ao romance uma estruturação em forma de diário. Dessa forma, a estrutura interna da obra compõe-se de apropriações de textos de Fernando Pessoa (cartas, textos dispersos e fotografias). No processo analítico do romance, consideramos também poemas que apresentam recorrências à infância, “Chuva Oblíqua poema VI”, “Un Soir à Lima” e “Pobre velha música!”, de Fernando Pessoa, verificando o uso criativo desse poemas feito pela autora na narrativa. Verificamos, também, a relação de alter ego entre o narrador Fernando Pessoa e a personagem literária Chevalier de Pas. O estudo em questão conjuga duas áreas do conhecimento, relacionadas aos estudos de literatura portuguesa e análise do discurso, baseados na teoria de Mikhail Bakhtin, considerado o conceito de dialogismo, segundo o qual em todo enunciado se cruzam, pelo menos, duas vozes discursivas, em relação de complementariedade ou tensão.
Abstract/Resumen: El presente artículo se centra en la novela Fernando Pessoa O Cavaleiro de Nada (2014), de Elisa Lucinda, que presenta características de la nueva novela histórica, novelas que fueron hechas a partir de la segunda mitad del siglo XX y que sacan provecho de hechos históricos que se refieren a personas o acontecimientos y crean una ficción con una relectura critica de la historia oficial, produciendo, de esa manera, nuevas versiones de la historia. Sin embargo, distintamente de las nuevas novelas luso-brasileñas, generalmente escritas en tercera persona, el foco de narración de la novela analizada está en lo que Norman Friedman llama “modo yo protagonista”, lo que hace con lo que la novela sea como un diario. De esa manera, la estructura interna de la obra está compuesta de textos de Fernando Pessoa (cartas, textos dispersos y fotografías). En el proceso de análisis, hemos considerado también poemas que presentan temas de la niñez, “Chuva Oblíqua poema VI”, “Un Soir à Lima” y “Pobre velha música!”, de Fernando Pessoa, haciendo la verificación de la utilización creativa hecha por la autora de los poemas en el relato. También, verificamos la relación de alter ego entre el narrador Fernando Pessoa y el personaje literario Chevalier de Pas. El estudio en cuestión combina dos áreas del conocimiento relacionadas con los estudios de literatura portuguesa y el análisis del discurso, basados en la teoría de Mikhail Bakhtin, considerando el concepto de dialogismo, según el cual en todo enunciado se cruzan, por lo menos, dos voces discursivas, en relación de complementariedad o tensión.
Palavras-chave: Literatura portuguesa
Alteridade
Escritores
Romance histórico
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1495
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANZOVO.pdf450,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.