Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1500
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Vozes silenciadas na sala de aula: a importância da dialogicidade na prática educativa
Autor(es): Guarda, Gelvane Nicole
Luz, Tatiane Nicaretta
Primeiro Orientador: Beltrame, Lisaura Maria
Resumo: A Pedagogia em questão defende o diálogo como recurso indispensável no processo de ensinoaprendizagem. Este artigo de conclusão de curso apresenta a interlocução de teóricos que valorizam o diálogo ao postularem a linguagem como um instrumento de mediação, por meio do qual se instituem as interações humanas e as situações de aprendizagem. Ao relacionar as ideias de Bakhtin, Vygotsky e Freire, encontramos apoio teórico para uma prática que se sustenta na busca do diálogo em sala de aula, favorecendo a reorganização de práticas pedagógicas e desta forma compreender, através das interações dialógicas entre as crianças e seus pares, a importância do dialogismo. A relevância deste estudo encontra-se na indicação de que a criança é protagonista da infância, apontando para a necessidade da escola reconhecer a infância e as crianças como interlocutores conscientes de sua posição no mundo. Procuramos apresentar como o diálogo se apresenta para eles na construção da aprendizagem, da autonomia e da subjetividade de cada um e principalmente como fonte de escuta. Diante das análises feitas, com os subsídios teóricos acima citados, concluímos que só é possível envolver a criança no processo de ensino-aprendizagem se ela se sentir como parte desse processo. A criança deve ser vista como o foco central, ou seja, uma educação que considere a criança como sujeito capaz e detentor de direitos.
Abstract/Resumen: The Pedagogy in question advocates dialogue as an indispensable resource in the teachinglearning process. This concluding article presents the interlocution of theorists who value dialogue by postulating language as an instrument of mediation, through which human interactions and learning situations are instituted. By relating the ideas of Bakhtin, Vygotsky and Freire, we find theoretical support for a practice that is based on the pursuit of dialogue in the classroom, favoring the reorganization of pedagogical practices and, in this way understanding, through the dialogical interactions between children and their peers, the importance of dialogism. The relevance of this study lies in the indication that the child is the protagonist of childhood, pointing to the school's need to recognize childhood and children as interlocutors aware of their position in the world. We’ve tried to show how the dialogue presents itself to them in the construction of learning, autonomy and subjectivity of each one and mainly as a source of listening. In view of the analyzes made, with the theoretical subsidies mentioned above, we conclude that it is only possible to involve the child in the process of teaching learning if she feels as part of this process. The child should be seen as the central focus, that is, an education, which considers the child as capable and rights-holder.
Palavras-chave: Diálogo
Educação
Pedagogia
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1500
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUARDA e LUZ.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.