Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1512
Type: Monografia
Título : O estágio docência de história no ensino fundamental na Universidade Federal da Fronteira Sul: desenvolvimento, aprendizado e experiência
Author: Dalmolin, Jéssica
First advisor: Martins, Everton Bandeira
Resume: A presente pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições do estágio de docência no Ensino Fundamental para os acadêmicos de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. Para tal, busca-se abordar o seu funcionamento e documentos que identificam o desenvolvimento da atividade, com o PPC do ano de 2010, do curso de História na UFFS- Chapecó, e a experiência prática do estágio em sala de aula, com atividades e relatório. O desenvolvimento traz os apontamentos de dificuldades e demandas em sala de aula, atividade em que se entende e aprende de maneira incisiva como é a carreira docente, propiciando a sua qualificação. Como contribuições centrais, opta-se pelos aportes de Pimenta (2012), Santos (2010), Silva (2013). Somando-se, utilize como arcabouço a fim de contribuir na discussão o PPC do referido curso de formação de professores, as atividades realizadas no estágio pela autora do presente trabalho e relatórios finais de estágio produzido por acadêmicos de turmas já concluintes. Assim busca-se refletir sobre a importância do estágio docência na pesquisa, na formação e no desenvolvimento dos futuros profissionais. Constatam-se as brechas e competências da atividade e do desenvolvimento da profissão, a importância de se investir nesse componente curricular de forma mais sistemática, percebendo-se a importância de um maior envolvimento da universidade com professores, alunos e estagiário convivendo em uma prática de conhecimento sobre a abordagem de estagiários no Ensino Fundamental.
Resumen : This research aims to analyze the contributions of the teaching the stage in elementary school for the academic Degree in History from the Universidade Federal da Fronteira Sul, College Chapecó. To this end, it seeks to address the functioning and documents that identify the development of the activity, with the PPC 2010, the course of history at UFFS- Chapecó, and the stage of practical experience in the classroom with activities and report. The development brings the notes of difficulties and demands of classroom activity in which it is understood, and learn incisively how the teaching profession, promoting their qualification. As central contributions, the option is the pepper contributions (2012), Santos (2010), Silva (2013). Adding to use as a framework to contribute to the discussion the PPC that course of teacher training, the activities performed on stage for the present study author, and final reporting stage produced by academics already graduating class. So we seek to reflect on the importance of teaching stage, research, training and development of future professionals. Realize up the gaps and competencies of activity and development of the profession, the importance of investing in this curriculum component more systematically, realizing the importance of a greater involvement of university with teachers, students, and trainee living in a practical knowledge on the trainees approach in elementary school.
Palabras clave : Ensino fundamental
Estágios supervisionados
Formação de professores
Ensino e aprendizagem
Licenciatura
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1512
Fecha de publicación : 2016
Aparece en las colecciones: História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DALMOLIN.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.