Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1514
Type: Artigo Cientifico
Title: O que fazemos enquanto as crianças brincam? Os modos de atuação do/a professor/a em relação à brincadeira na educação infantil
Author: Foschiera, Fernanda Maria
Sasso, Franciele Regina
First advisor: Rivero, Andréa Simões
Resume: Neste trabalho são apresentadas algumas reflexões a respeito da atuação do/a professor/a em relação à brincadeira na educação infantil, fruto de inquietações que surgiram durante uma experiência de estágio realizado durante os meses de maio e junho de 2016, em uma instituição de educação infantil pública, vinculada à rede de ensino do município de Chapecó - SC. O estágio ocorreu junto a um grupo de Pré I, composto por 21 crianças, com idades entre quatro e cinco anos. O objetivo foi o de investigar, a partir de experiências do estágio e em diálogo com referenciais teóricos da área, os modos de atuação do/a professor/a de educação infantil em relação à brincadeira. As contribuições teóricas de autores como Brougère (1995) e Vigotski (2008, 2009), entre outros, possibilitaram ampliar nosso conhecimento sobre a importância da brincadeira para as crianças. Evidencia-se que o/a professor/a tem um importante papel na organização de espaços/tempos e materiais para a constituição da brincadeira, assim como em sua ampliação, diversificação e complexificação ao longo da permanência das crianças na educação infantil. Ao finalizar o trabalho, conclui-se que, embora nossa inserção na instituição tenha ocorrido por um curto período, obteve-se muitos indícios da falta de clareza sobre a importância do brincar nos processos de constituição social, cultural e no desenvolvimento integral das crianças.
Abstract: This paper presents some reflections concerning the performance of the teacher in relation to the playing in the early child education, result of worries that arose during an internship experience held during the months of May and June 2016 in a public child education institution of the Educational network of Chapecó – SC. The internship was held with 21 Pré 1 (Kindergarten 1) students at the age between 4 and 5 years. The goal was to investigate the performance of the child education teachers concerning the play activities based on internship experiences and theoretical references of the field. Theoretical contributions from authors such as Brougère (1995) and Vygotsky (2008, 2009), among others, have made it possible to expand our knowledge about the importance of play activities for children. It was pointed out that the teacher has an important role in the organization of space / time and materials for the organization of the play activities, as well as in its expansion, diversification and complexity during the stay of children in early childhood education. At the end of the study, it was concluded that although our insertion in the institution occurred for a short period, there was much evidence of the lack of clarity about the importance of playing in the processes of social, cultural and integral development of children.
Keywords: Brincadeira
Educação infantil
Formação continuada do professor
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1514
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FOSCHIERA e SASSO.pdf2,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.