Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1515
Type: Artigo Cientifico
Title: O caderno escolar do estudante dos anos iniciais: o que anúncia?
Author: Betu, Glauce
First advisor: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resume: Este estudo acerca do caderno escolar como instrumento pedagógico de registro das atividades cotidianas do processo educativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constituiu-se num instrumento que reflete múltiplas possibilidades, as quais permitiram a definição do problema problema de pesquisa: O que anunciam os cadernos que sistematizam a ação educativa dos anos iniciais do ensino fundamental e no objetivo geral, deste, ensejamos analisar o constante nos cadernos de registro, em suas múltiplas possibilidades e através deles, na dinâmica dos indicadores de aprendizagem e de reflexão para o professor iniciante na docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental com suporte bibliográfico, focada em cadernos de 02(dois) alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, no período de 2010 a 2012, vinculados à redes de ensino de diferentes entes jurídicos. A análise e interpretação dos resultados ancora-se na Análise de Conteúdo sintetizada por Trivinos (1989) como pré-análise, análise categorial e análise inferencial. A pré-analise consistiu em leitura integral dos cadernos, com o propósito de conhecer a dinâmica cotidiana e nesta destacar os indicadores formativos, atentos a aprendizagem da docência e da discência; e a análise categorial consistiu numa segunda leitura a partir de destaques efetuados anteriormente, agrupando-os em categorias a análise inferencial como um exercício de reflexão acerca do constante nos registros. Assumimos o caderno do aluno como um instrumento/recurso pedagógico importante e que por não ser neutro, reflete opções metodológicas, intencionalidades politicas e compromissos éticos, tendo em vista a aprendizagem dos sujeitos envolvidos no processo educativo. Em razão disso focamos na organização do processo educativo para a criança em fase de iniciação no processo de escolarização, subsidiada pelas múltiplas funções sociais da fala, leitura, escrita e análise linguística, articuladas pelas múltiplas linguagens. Dentre outros percursos observáveis destacamos a organização da rotina escolar, a dinâmica dos fazeres docentes e discentes necessários à alfabetização, a atenção aos princípios e conteúdos curriculares e as habilidades cognitivas em desenvolvimento neste nível/ ciclo de ensino.
Abstract: This study about the school notebook as a pedagogical tool for recording the daily activities of the educational process of the Early Years of Elementary School, was an instrument that reflects multiple possibilities. Therefore, based on the research problem: What the notebooks that systematize the educational action of the first years of elementary school and the general objective of this book, let us analyze the constant in the logbooks, in their multiple possibilities and through them, in the Dynamics of registration, learning and reflection for the beginning teacher in teaching in the Early Years of Elementary School. Methodologically, this is a documentary research with bibliographic support, focused on notebooks of 02 (two) students from 1st to 3rd year of Elementary School, in the period from 2011 to 2013, linked to the educational networks of different legal entities. The analysis and interpretation of the results are anchored in the Content Analysis exercise synthesized by Trivinos (1989) as preanalysis, categorical analysis and inferential analysis. The pre-analysis consisted of a comprehensive reading of the notebooks, with the purpose of knowing the daily dynamics and in this highlight in the formative indicators registers, attentive to the teaching and the teaching learning; And the categorical analysis consisted of a second reading based on previously performed highlights, grouping them into categories and inferential analysis as an exercise of reflection about the constant in the registers. We assume the student's book as an important pedagogical tool / resource that, because it is not neutral, reflects methodological options, political intentions and ethical commitments, in view of the learning of the subjects involved in the educational process. For this reason, we focus on the organization of the educational process for the child in the beginning of the schooling process, subsidized by the multiple social functions of speech, reading, writing and linguistic analysis, articulated by multiple languages. Among other observable courses, we highlight the organization of school routine, the dynamics of teachers 'and students' activities required for literacy, attention to curricular principles and content, and cognitive skills in development.
Keywords: Ensino fundamental
Ensino
Educação escolar básica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1515
Issue Date: 2017
Appears in Collections:TCC Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BETU.pdf647,74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.