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Tipo: Artigo Cientifico
Título: A formação das professoras de educação infantil: especificidades necessárias, sob o ponto de vista de acadêmicas de pedagogia
Autor(es): Seabra, Letícia Carolina
Souza, Marta Maria de
Primeiro Orientador: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
Resumo: O presente estudo tem como objeto a Formação das professoras1 da Educação Infantil. Ele faz parte de uma pesquisa maior desenvolvida pelo grupo de pesquisa Desenvolvimento Humano, Cultura e Educação (DHuCEd), e que tem por objetivo conhecer as representações sociais de acadêmicas do curso de Pedagogia da UFFS sobre o trabalho da professora de Educação Infantil. O recorte aqui apresentado trata sobre especificidades necessárias na formação das professoras de Educação Infantil (EI) sob o ponto de vista de acadêmicas do curso de pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, tendo como objetivo verificar as possíveis mudanças do ponto de vista das acadêmicas em relação aos temas que consideram mais importantes na formação do professor de EI, usando como parâmetro as especificidades apontadas nas discussões atuais sobre infância e Educação Infantil. Abordaremos a trajetória da educação infantil, uma breve discussão sobre o perfil do professor de EI, a formação dos profissionais, especificidades e características da profissão na visão de importantes autores da área como Haddad (2011), Oliveira-Formosinho (2002), entre outros. Este estudo foi realizado a partir de um recorte da pesquisa de Cordeiro; Haddad (2011), intitulada “Representações sociais sobre o trabalho das professoras de Educação Infantil. Os participantes são estudantes do curso de Pedagogia, nas fases iniciais e finais de sua formação, os dados foram coletados de ingressantes do curso em 2010, 2011 e 2012 e de formandos em 2014 e 2015. Neste recorte da pesquisa, buscamos os temas que as acadêmicas participantes consideram mais importantes para a formação das professoras de Educação Infantil, sendo analisadas as respostas de ingressantes e de concluintes do curso em uma questão. A partir dos resultados obtidos foi verificado que, ao ingressarem na UFFS, as acadêmicas reproduzem o senso comum sobre o trabalho realizado pelas professoras de E.I, confundindo Educação Infantil com pré-escola e revelando pouca clareza sobre as especificidades desse trabalho. Entretanto, mesmo considerando que a alfabetização é um tema importante da formação da professora de EI, já rejeitam uma perspectiva escolarizante deste segmento da educação básica. No decorrer da trajetória acadêmica, as acadêmicas compreendem a importância da brincadeira e de práticas pedagógicas específicas para o trabalho com a criança pequena, em detrimento da alfabetização. Porém, ainda atribuem pouca relevância a aspectos fundamentais para a formação do professor de EI, como a apropriação de diferentes linguagens (nomeadamente as artísticas e culturais), a formação ética, estética e cidadã e as relações instituição-família. Sendo assim, podemos concluir que a trajetória acadêmica e as experiências pessoais vividas pelas alunas durante o curso contribuíram para uma maior clareza sobre as especificidades da criança pequena e da EI, mas ainda são insuficientes para a criação de uma identidade profissional específica para a atuação nesse campo, o que provavelmente só será alcançado com o exercício profissional, considerando que os cursos de Pedagogia oferecem uma formação generalista, cabendo aos pedagogos buscar formações continuadas mais específicas de acordo com as necessidades profissionais.
Palavras-chave: Educação infantil
Pedagogia
Formação de professores
Ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1516
Data do documento: 2017
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