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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Mara Cristina Fortuna da-
dc.creatorGehm, Raquel Elisa-
dc.date2017-07-07-
dc.date.accessioned2017-10-11T18:37:34Z-
dc.date.available2017-10-10-
dc.date.available2017-10-11T18:37:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1517-
dc.description.resumoA escrita Braille, assim como a escrita em tinta para o vidente, é primordial e necessária para o processo de alfabetização dos alunos cegos. A escrita do sistema Braille realizada por dois instrumentos denominados “reglete” e “punção”, as crianças cegas, e até mesmo pessoas que perdem a visão na fase adulta, aprende a ler e escrever o sistema Braille ou código de escrita Braille. No entanto, nestes últimos anos, tem-se verificado, o grande uso de tecnologias assistivas, como os computadores, programas e leitores de tela, nos quais possuem programas como sintetizadores de voz, além dos livros falados e em formatos especiais para pessoas cegas, parecendo-se que estes veem substituir a leitura e escrita Braille, o que pode gerar graves problemas na estruturação da escrita e na ortografia dos alunos privados da visão. Nesta perspectiva, o objetivo proposto neste trabalho de Pesquisa é conhecer as pesquisas existentes sobre a temática da desbrailização no processo de alfabetização das crianças cegas. Para isso, se realizou um rastreamento no Banco de Teses e Dissertações da Capes, nas quais encontrou-se apenas uma dissertação de Mestrado Publicada. Isso nos indica que há necessidade de haver mais pesquisas em relação atemática da desbrailização. Conclui-se assim, que as tecnologias podem ser uma aliada no processo de alfabetização dos alunos cegos, porém, o Braille sempre deve ter prioridade, pois como citado ao longo deste trabalho, é unicamente por esse sistema que os cegos têm acesso total a escrita e a leitura. Nesse sentido, políticas que garantam uma oferta maior de materiais produzidos em Braille precisam ser criadas, assim como os educadores deveriam entender a importância desse sistema, incentivando os alunos a usarem o Braille de forma prazerosa, para que eles tenham gosto pela leitura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-10T17:49:48Z No. of bitstreams: 1 GEHM.pdf: 422014 bytes, checksum: a78ce1cb4c20b47cdcf7d0054f3c5e85 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T18:37:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GEHM.pdf: 422014 bytes, checksum: a78ce1cb4c20b47cdcf7d0054f3c5e85 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-11T18:37:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GEHM.pdf: 422014 bytes, checksum: a78ce1cb4c20b47cdcf7d0054f3c5e85 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEscrita braillept_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleAlfabetização de alunos cegos: um estudo sobre pesquisas relacionadas ao processo de desbrailizaçãopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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