Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1517
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Alfabetização de alunos cegos: um estudo sobre pesquisas relacionadas ao processo de desbrailização
Autor(es): Gehm, Raquel Elisa
Primeiro Orientador: Silva, Mara Cristina Fortuna da
Resumo: A escrita Braille, assim como a escrita em tinta para o vidente, é primordial e necessária para o processo de alfabetização dos alunos cegos. A escrita do sistema Braille realizada por dois instrumentos denominados “reglete” e “punção”, as crianças cegas, e até mesmo pessoas que perdem a visão na fase adulta, aprende a ler e escrever o sistema Braille ou código de escrita Braille. No entanto, nestes últimos anos, tem-se verificado, o grande uso de tecnologias assistivas, como os computadores, programas e leitores de tela, nos quais possuem programas como sintetizadores de voz, além dos livros falados e em formatos especiais para pessoas cegas, parecendo-se que estes veem substituir a leitura e escrita Braille, o que pode gerar graves problemas na estruturação da escrita e na ortografia dos alunos privados da visão. Nesta perspectiva, o objetivo proposto neste trabalho de Pesquisa é conhecer as pesquisas existentes sobre a temática da desbrailização no processo de alfabetização das crianças cegas. Para isso, se realizou um rastreamento no Banco de Teses e Dissertações da Capes, nas quais encontrou-se apenas uma dissertação de Mestrado Publicada. Isso nos indica que há necessidade de haver mais pesquisas em relação atemática da desbrailização. Conclui-se assim, que as tecnologias podem ser uma aliada no processo de alfabetização dos alunos cegos, porém, o Braille sempre deve ter prioridade, pois como citado ao longo deste trabalho, é unicamente por esse sistema que os cegos têm acesso total a escrita e a leitura. Nesse sentido, políticas que garantam uma oferta maior de materiais produzidos em Braille precisam ser criadas, assim como os educadores deveriam entender a importância desse sistema, incentivando os alunos a usarem o Braille de forma prazerosa, para que eles tenham gosto pela leitura.
Palavras-chave: Alfabetização
Ensino e aprendizagem
Escrita braille
Educação inclusiva
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1517
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEHM.pdf412,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.