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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Os clássicos da literatura infantil contados em Língua Brasileira de Sinais
Autor(es): Baldo, Michele Foresti
Bedin, Dhenifer
Primeiro Orientador: Gräff, Patrícia
Primeiro coorientador: Rodrigues, Jane Teresinha Donini
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo, fazer um estudo comparativo dos vídeos produzidos pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), sobre os clássicos da literatura infantil, a fim de perceber os elementos visuais que compõem as histórias e possibilitam que as crianças surdas tenham acesso a elas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A partir de uma perspectiva qualitativa, selecionamos e analisamos os vídeos produzidos pelo INES no período de 2010 a 2016. Com essa pesquisa podemos concluir que o INES é um instituto preocupado com a contação de histórias para o público infantil. A partir de todo o processo de análise dos vídeos foi possível perceber que: a) a qualidade de suas publicações vem melhorando ao longo dos anos, incorporando elementos mais adequados ao imaginário infantil, como o desenho animado; b) as produções do INES passaram a ser mais complexas na elaboração das ilustrações; c) os personagens passaram a expressar-se melhor; d) os cenários também foram adaptados e melhorados. Por fim ressaltamos que a produção desses vídeos abriu caminhos para que outras produções fossem possíveis e para que os surdos tivessem acesso às histórias na Língua de Sinais, tanto aos clássicos da literatura infantil, quanto a outras histórias disponíveis na rede mundial de computadores, subsidiando pais e professores no exercício de contar histórias para crianças surdas.
Abstract/Resumen: This conclusion paper aims to a comparative study from videos made by the National Institute of Education of the Deaf (INES), on the classics of children’s literature, in order to realize the sound and visual elements which compose the story and, this way, have deaf kids access to them in the Brazilian Sign Language (LIBRAS). Going from a qualitative perspective, we have selected and analyzed videos made by this institute from 2010 to 2016. We have also found that INES is concerned on telling stories to a childish public. On all this video analysis process, we have found that: a) their quality on the videos has been increased as the years went by, for they have been improved through most-suitable elements to children’s imagination, like cartoons; b) INES’s contents have been made even more deitailed on the illustrations; c) the characters are expressing themselves better; d) the scenarios have also been adapated and improved. Lastly, we emphasize that this videos production had prepared a way for other productions to be possible and, so, for the deaf ones to have access to these stories in the signal language, either the childish literature classics and many other stories avaiable in the world wide web, supporting parents and teachers on storytelling to deaf children.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Educação inclusiva
Literatura
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1518
Data do documento: 2017
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