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Tipo: Artigo Cientifico
Título: O tratamento da variação de primeira pessoa do plural em livros didáticos de português do ensino médio
Autor(es): Schneiders, Michele
Resumo: No Português Brasileiro (PB) contemporâneo, os falantes alternam o uso do pronome de primeira pessoa do plural nós e a gente principalmente na função de sujeito (BRUSTOLIN, 2009; MOLLICA; NASCIMENTO, 2006; NOLL, 2008; ZILLES, 2007). Uma análise preliminar de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio (INFANTE, 2004; CEREJA; MAGALHÃES, 2005) revelou a predominância do ensino do pronome nós para designar a primeira pessoa do plural na função de sujeito. Este artigo tem como objetivo descrever e analisar o tratamento dado ao ensino dos pronomes de primeira pessoa do plural nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. Duas coleções de livros didáticos de duas escolas estaduais de Santa Catarina foram envolvidas nesta pesquisa, a Escola de Educação Básica Madre Benvenuta, de São João do Oeste, e a Escola de Educação Básica Marechal Bormann, de Chapecó. A hipótese é de que o pronome inovador a gente surgirá com pouca frequência nos livros didáticos do ensino médio. Prova disso são os resultados da pesquisa de Viana (2005, p. 83) que mostrou que, em um dos volumes de um livro didático, “o pronome a gente não aparece nesse quadro [dos pronomes pessoais] e não há nada com relação ao seu uso como foi feito em outro volume”. De acordo com esse resultado, prevemos que o pronome a gente aparecerá como uma forma variante do pronome do nós, mas que deve ser utilizada em situações informais da língua.
Abstract/Resumen: n contemporary Brazilian Portuguese (PB), speakers alternate the use of the plural first-person pronoun We and people, especially in the role of subject (BRUSTOLIN, 2009; MOLLICA; NASCIMENTO, 2006; NOLL, 2008; ZILLES, 2007). A preliminary analysis of Portuguese high school textbooks (INFANTE, 2004; CEREJA; MAGALHÃES, 2005) revealed the predominance of the teaching of the pronoun nodes to designate the first person of the plural in the function of subject. This article aims to describe and analyze the treatment given to the teaching of first person plural pronouns In the Portuguese language high school textbooks. Two collections of textbooks from two Santa state schools Were involved in this research, the Madre Benvenuta Basic School of Education in São João do Oeste and the Escola de Basic Education Marechal Bormann, from Chapecó. The hypothesis is that the innovative pronoun we will arise infrequently In high school textbooks. Proof of this are the results of Viana's (2005, 83) survey which showed that in a Volume of a textbook, "the pronoun we do not appear in this [personal pronouns] picture and there is nothing Relation to its use as was done in another volume. " According to this result, we predict that the pronoun will appear As a variant form of the noun pronoun, but which must be used in informal situations of the language.
Palavras-chave: Livro didático
Variação linguística
Pronomes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/153
Data do documento: 2014
Título: O tratamento da variação de primeira pessoa do plural em livros didáticos de português do ensino médio
Aparece nas coleções:Letras

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