Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Marilda Merência-
dc.contributor.advisor-co1Calegari, Jean Franco Mendes-
dc.creatorCousseau, Jéssica Kethin-
dc.creatorDeoti, Cleidiane-
dc.date2017-07-05-
dc.date.accessioned2017-10-18T10:44:09Z-
dc.date.available2017-10-16-
dc.date.available2017-10-18T10:44:09Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1532-
dc.description.abstractThis article seeks to identify the debates about childhood in the First State Conference of Primary Education in Santa Catarina in 1927. For this, it analyzes important primary sources produced at that time. In the First Republic, childhood is progressively seen as an essential stage in the formation of the Brazilian citizen, a healthy, laborious, literate and civilized citizen. I CEEP-SC occurs in this context of transformation in the Brazilian nation, when childhood is understood as a fundamental piece in the process of ordering new social behaviors. In this sense, the research presented here sought to understand the debates about childhood in I CEEP-SC, as well as to identify the theses presented at that Conference, through the primary sources produced at that event. It concludes that, in the wake of the national debate, the regional debate was fundamentally marked by hygienic concerns as well as the process of nationalization and reformulation of the country's educational standards. The debates held in I CEEP-SC focused on the dissemination of ideals and proposals for the remodeling of education in the state, assuming as the assumption that one could only raise the state to the "national standard" if instilling in the child, at the beginning of his childhood, these hygiene and moral values precepts And civic, it would learn them and would share in their homes, thus generating the much desired progress of the Brazilian nation.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo busca identificar os debates acerca da infância na I Conferência Estadual de Ensino Primário de Santa Catarina no ano de 1927. Para isso, analisa importantes fontes primárias produzidas naquela ocasião. Na Primeira República a infância passa a ser vista, progressivamente, como uma fase essencial de formação do cidadão brasileiro, um cidadão saudável, laborioso, alfabetizado e civilizado. A I CEEP-SC ocorre neste contexto de transformação na nação brasileira, quando a infância é entendida como peça fundamental nesse processo de ordenação de novas condutas sociais. Nesse sentido, a pesquisa aqui apresentada buscou compreender os debates sobre a infância na I CEEP-SC, bem como identificar as teses apresentadas naquela Conferência, mediante as fontes primárias produzidas naquele evento. Conclui que na esteira do debate nacional, o debate regional era fundamentalmente marcado pelas preocupações higienistas bem como pelo processo de nacionalização e reformulação dos padrões educacionais do país. Os debates realizados na I CEEP-SC se voltavam para a disseminação de ideais e propostas de remodelação da instrução no estado, assumindo como pressuposto que só se conseguiria elevar o estado ao “padrão nacional” incutindo na criança, no início de sua infância, estes preceitos higienistas e de valores morais e cívicos, esta os aprenderia e os compartilharia em seus lares, gerando assim o tão desejado progresso da nação brasileira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-16T18:04:21Z No. of bitstreams: 1 COUSSEAU e DEOTI.pdf: 5715221 bytes, checksum: d9b059404a68b022b483362b90d84b26 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-18T10:44:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COUSSEAU e DEOTI.pdf: 5715221 bytes, checksum: d9b059404a68b022b483362b90d84b26 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-18T10:44:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COUSSEAU e DEOTI.pdf: 5715221 bytes, checksum: d9b059404a68b022b483362b90d84b26 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEducação escolar básicapt_BR
dc.subjectI Conferência Estadual de Ensino Primário de Santa Catarinapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleOs debates sobre a infância na Primeira Conferência Estadual de Ensino Primário de Santa Catarinapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COUSSEAU e DEOTI.pdf5,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.