Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1532
Type: Artigo Cientifico
Title: Os debates sobre a infância na Primeira Conferência Estadual de Ensino Primário de Santa Catarina
Author: Cousseau, Jéssica Kethin
Deoti, Cleidiane
First advisor: Rodrigues, Marilda Merência
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Calegari, Jean Franco Mendes
Resume: O presente artigo busca identificar os debates acerca da infância na I Conferência Estadual de Ensino Primário de Santa Catarina no ano de 1927. Para isso, analisa importantes fontes primárias produzidas naquela ocasião. Na Primeira República a infância passa a ser vista, progressivamente, como uma fase essencial de formação do cidadão brasileiro, um cidadão saudável, laborioso, alfabetizado e civilizado. A I CEEP-SC ocorre neste contexto de transformação na nação brasileira, quando a infância é entendida como peça fundamental nesse processo de ordenação de novas condutas sociais. Nesse sentido, a pesquisa aqui apresentada buscou compreender os debates sobre a infância na I CEEP-SC, bem como identificar as teses apresentadas naquela Conferência, mediante as fontes primárias produzidas naquele evento. Conclui que na esteira do debate nacional, o debate regional era fundamentalmente marcado pelas preocupações higienistas bem como pelo processo de nacionalização e reformulação dos padrões educacionais do país. Os debates realizados na I CEEP-SC se voltavam para a disseminação de ideais e propostas de remodelação da instrução no estado, assumindo como pressuposto que só se conseguiria elevar o estado ao “padrão nacional” incutindo na criança, no início de sua infância, estes preceitos higienistas e de valores morais e cívicos, esta os aprenderia e os compartilharia em seus lares, gerando assim o tão desejado progresso da nação brasileira.
Abstract: This article seeks to identify the debates about childhood in the First State Conference of Primary Education in Santa Catarina in 1927. For this, it analyzes important primary sources produced at that time. In the First Republic, childhood is progressively seen as an essential stage in the formation of the Brazilian citizen, a healthy, laborious, literate and civilized citizen. I CEEP-SC occurs in this context of transformation in the Brazilian nation, when childhood is understood as a fundamental piece in the process of ordering new social behaviors. In this sense, the research presented here sought to understand the debates about childhood in I CEEP-SC, as well as to identify the theses presented at that Conference, through the primary sources produced at that event. It concludes that, in the wake of the national debate, the regional debate was fundamentally marked by hygienic concerns as well as the process of nationalization and reformulation of the country's educational standards. The debates held in I CEEP-SC focused on the dissemination of ideals and proposals for the remodeling of education in the state, assuming as the assumption that one could only raise the state to the "national standard" if instilling in the child, at the beginning of his childhood, these hygiene and moral values precepts And civic, it would learn them and would share in their homes, thus generating the much desired progress of the Brazilian nation.
Keywords: História da educação
Educação escolar básica
I Conferência Estadual de Ensino Primário de Santa Catarina
Educação infantil
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1532
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COUSSEAU e DEOTI.pdf5,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.