Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1584
Type: Monografia
Title: Análise histórica, no Brasil, da oferta, demanda e movimento de preços do arroz, feijão, carne bovina e leite (2005-2015)
Author: Kazmierczak, Sirlei
First advisor: Dalcin, Dionéia
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Herton Castilioni
metadata.dc.contributor.referee2: Heckler, Lauri Aloisio
Resume: O presente estudo objetivou analisar a evolução histórica da quantidade da oferta, demanda e movimentação dos preços dos produtos Arroz, Feijão, Carne Bovina e Leite no Brasil no período de 2005 a 2015. Foram utilizados dados quantitativos coletados em fontes secundárias, junto ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Instituto de Economia Agrícola (IEA), a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e o CEPEA (Centro de Estudos em Economia Aplicada – ESALQ/USP). Utilizou-se dos softwares EXCEL e o SPSS Statistical Package for Social Science – SPSS versão 21, para a análise descritiva e inferencial dos dados. O programa foi utilizado para realizar o teste de normalidade (Kolmogorov-Smirnov) e teste de correlação (Pearson (r)). A atividade agropecuária é muito importante no Brasil, pois além de ser diversificada contribui para o crescimento econômico e possui uma participação significativa no produto Interno Bruto (PIB) do país. Os produtos Arroz, Feijão, Carne Bovina e Leite fazem parte da Cesta Básica Alimentar e estão presentes diariamente nas refeições da população brasileira. Os produtos agropecuários são comercializados no mercado e neste os produtores e consumidores negociam preços e quantidades. Os preços podem influenciar na decisão do produtor em ofertar o produto agrícola ao mercado e também interferir na quantidade demandada pelos consumidores. Através da pesquisa, constatou-se que apenas o produto leite possui uma correlação significativa, onde a alteração no preço recebido pelo produtor interfere na quantidade ofertada. Para os demais produtos a correlação não é significativa para preço, oferta e demanda, assim os consumidores e produtores, não utilizam-se do preço dos produtos para a tomada de decisão relacionado ao consumo ou produção de alimentos. Assim, podem existir outras variáveis que estão interferindo na quantidade ofertada pelos produtores como o preço dos insumos, fatores de produção, lucratividade, tecnologia e condições climáticas, e a demanda pelos consumidores pode estar sendo influenciada por gostos e preferências das pessoas, renda, preços dos alimentos substitutos e complementares.
Abstract: The following study aimed to analyze the historical evolution of the amount of offers, demand and prices variation of the products rice, beans, cattle meat and milk on Brazil through the period between 2005 and 2015. Quantitative data collected on secondary sources were used, from the United States Department of Agriculture (USDA), the Institute of Economy and Agriculture (IEA), the Company of Nacional Supply (CONAB) and from the CEPEA (Center of Studies on Applied Economics – ESALQ/USP). Softwares Excel and Statistical Package for Social Science – SPSS 21 st version were utilized for descriptive and inferential analysis. The software usage aimed to accomplished the normality test (Kolmogov-Smirnov) and the correlation coefficient test (Pearson (r)). Farming activities have great importance on Brazil, once it contributes for the economics growth on the country, besides the significant participation on the Gross National Product (PIB). Products such as rice, beans, cattle meat and milk are part of the brazilian Basic Food Basket and are daily present on the population meals. Those farming products are commercialized on the market, where producers and consumers negotiate prices and quantities. Price can induce the producers’ decision on the offer of farming goods and also may interfere on the consumers’ demands. Supported by this research, it was testified that only milk has a significant correlation, which attests that the price variation received by the producer interfere on the amount of offer. Another products showed a non-significant coefficient correlation for price, offer and demand, therefore consumers and producers do not utilize products prices for decision making regarding to consume or food production. For that reason, may exist other variables that interfere on quantity offered by producers, such as inputs prices, production factors, profits, technology and climate conditions, as for the consumers’ demands, it may be affected by tastes and preferences people have, income, prices of substitutes and complementary food.
Keywords: Produtos agropecuários
Produção agrícola
Consumo de produtos
Levantamento de custos
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1584
Issue Date: 16-Nov-2016
Appears in Collections:TCC Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAZMIERCZAK.pdf1,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.