Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1585
Tipo: Monografia
Título: A cartografia no ensino da geografia: uma análise de livros didáticos da Rede Estadual de Ensino no município de Chapecó/SC
Autor(es): Mass, Flávia Ruti
Primeiro Orientador: Nascimento, Ederson do
Resumo: Na atualidade, com todos os problemas enfrentados pelos professores, como formação precária, a grande quantidade de aulas, a falta tempo para planejar, a pouca disponibilidade de materiais pode fazer com que o livro didático se torne em geral um importante apoio a prática pedagógica, pois em muitas escolas é o único material didático disponível. Neste trabalho são analisados os conhecimentos da Cartografia como também as representações cartográficas, principalmente os mapas presentes nos livros didáticos de Geografia, particularmente no 6ª e 9ª ano do Ensino Fundamental e 1ª ano do Ensino Médio. De maneira específica, os principais conceitos cartográficos e sua adequação quanto à literatura específica, como também as representações cartográficas, especialmente os mapas, principal ferramenta para o estudo cartográfico. Essa monografia foi elaborada a partir das seguintes etapas: contextualização sobre o ensino de Geografia e a Cartografia como linguagem da Geografia, considerações sobre o livro didático de Geografia e a Cartografia presente no mesmo, levantamento e escolha dos livros didáticos a serem analisados, apresentação dos livros didáticos, análise dos conhecimentos cartográficos presentes, como também das representações cartográficas especialmente os mapas, identificação de erros e/ou lacunas e avaliação dos resultados encontrados. Dentre os principais resultados da investigação, observou-se que os livros didáticos contemplam os conhecimentos cartográficos e também as representações cartográficas, especialmente os mapas. Os conceitos apresentados, em sua maioria, estão adequados e coerentes com a bibliografia específica. Além disso, a maioria dos mapas estão completos contendo os seus elementos principais, possibilitando a comunicação cartográfica. Observou-se ainda, por fim, que os mapas possuem funções diversas nos livros, ora servindo para complementar os textos, ora servindo apenas como ilustrações desconectadas da redação.
Abstract/Resumen: Today, with all the problems faced by teachers as poor training, the large number of classes, the lack of time to plan, the limited availability of materials can cause the textbook becomes generally an important support for teaching practice, because in many schools is the only teaching materials available. This paper analyzes the knowledge of cartography as well as cartographic representations, especially the maps present in textbooks of Geography, particularly in the 6th and 9th grade of elementary school and 1st year of high school. Specifically, the main concepts cartographic and its suitability for the specific literature, as well as cartographic representations, especially the maps, the main tool for studying cartographic. This monograph was compiled from the following steps: contextualization of the teaching of Geography and Cartography as a language of Geography, considerations about the textbook of Geography and Cartography in this same survey and selection of textbooks to be analyzed, presentation of textbooks, analysis of cartographic knowledge present, as well as the cartographic representations especially the maps, error detection and / or gaps and evaluation of results. Among the main results of the research, it was observed that textbooks include the cartographic knowledge and also the cartographic representations, especially maps. The concepts presented, mostly, are appropriate and consistent with the research literature. Furthermore, most are complete maps containing the main features, allowing the cartographic communication. It was also noted, finally, that the maps have different functions on the books, now serving to complement the texts, now serving only as of the writing disconnected illustrations.
Palavras-chave: Cartografia
Geografia
Ensino e aprendizagem
Livro didático
Mapas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1585
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MASS.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.