Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1586
Tipo: Dissertação
Título: Reorganização do ensino de matemática no ciclo de alfabetização: avaliação das influências do PNAIC
Autor(es): Maciel, Marciane
Primeiro Orientador: Santos, Claudecir dos
Resumo: Tornar as crianças alfabetizadas não é uma tarefa fácil, na idade certa, então, o desafio torna-se ainda maior. Embora saibamos que alfabetizar é fundamental para o exercício da cidadania, acreditamos na alfabetização para além da decodificação de grafemas e fonemas. Neste sentido, a Política Pública para Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, que institui o programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), através da Portaria n. 867, de 4 de julho de 2012, além de dar continuidade e efetividade a ações voltadas à alfabetização, adentrou no universo educacional, propondo uma alfabetização na perspectiva do letramento. Frente a isso, a presente dissertação busca investigar as influências do PNAIC na continuidade da prática docente, no ensino de matemática, dos alfabetizadores das escolas municipais urbanas de Abelardo Luz (SC), que participaram do PNAIC. Seguindo esse objetivo, a pesquisa problematiza a existência ou não de uma (re)organização da prática docente, em Matemática, dos professores que fizeram parte do estudo. No que se refere à metodologia e método de investigação, aquela, de natureza bibliográfica e documental, e este, analítico-reconstrutivo e interpretativo, possibilitaram que a pesquisa não perdesse foco durante o processo investigativo. Para dar conta das demandas decorrentes da própria pesquisa e das exigências oriundas da metodologia e o método escolhidos, o estudo está assim organizado: o primeiro capítulo trata das políticas públicas educacionais, adentrando nas políticas de alfabetização até a implantação do PNAIC. O segundo capítulo discute a alfabetização matemática e seus entraves. O terceiro capítulo aborda o método investigativo aplicado na pesquisa e, para evidenciar os resultados, no quarto capítulo estão as categorias de análise aplicadas na pesquisa, bem como as convergências percebidas entre elas. Por fim, nas considerações finais, partindo do processo investigativo que conduziu o estudo, a pesquisa destaca como o PNAIC influenciou na prática docente dos professores das escolas investigadas.
Abstract/Resumen: Making children literate is not an easy task at the right age, so the challenge becomes even greater. Although we know that literacy is fundamental to the exercise of citizenship, we believe in literacy beyond the decoding of graphemes and phonemes. In this sense, the Public Policy for Continuing Education of Literacy Teachers, establishing the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), through Administrative Rule no. 867, of July 4, 2012, in addition to giving continuity and effectiveness to actions aimed at literacy, entered the educational universe, proposing a literacy in the literacy perspective. Regarding this, the present dissertation seeks to investigate the National Pact for Literacy in the Right Age influence in the continuity of the teaching practice in the mathematics teaching the literacy teachers the urban municipal schools at Abelardo Luz, SC, who participated in the PNAIC. Following this objective, a research problematizes the existence or not a (re) organization of the teaching practice, in Mathematics, the teachers that are part of the study. With regard to the methodology and method of investigation are concerned, the one, a bibliographic and documentary nature, and this one, analytical-reconstructive and interpretative, made possible that the research did not lose focus during the investigative process. In order to account for the demands arising from the research itself and from the requirements of the methodology and method chosen, the study is organized as follows: the first chapter deals with public policies on education, going beyond literacy policies to the PNAIC implementation. The second chapter discusses mathematical literacy and its obstacles. The third chapter deals with the research method applied in the research and, to show the results, in the fourth chapter are the analysis categories applied in the research, as well as the perceived convergences between them. Finally, in the final considerations, starting from the investigative process that led the study, the research highlights how the PNAIC influenced the teaching practice of teachers in the schools investigated.
Palavras-chave: Alfabetização
Matemática
Formação continuada do professor
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1586
Data do documento: 2017
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACIEL.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.