Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1587
Tipo: Dissertação
Título: Paulo Freire: diálogos no âmbito da educação infantil - estudo de caso do município de Concórdia - SC, 2000-2016
Autor(es): Rambo, Elsa Maria
Primeiro Orientador: Alves, Solange Maria
Resumo: O presente estudo é resultado de investigação acerca do tema da educação infantil na perspectiva da pedagogia freirena a partir de um estudo de caso que versa sobre a experiência construída no município de Concórdia-SC, no período de 2000 a 2016. O processo de acercamento do objeto esteve orientado pelo objetivo principal de identificar possibilidades e desafios da pedagogia freireana no âmbito da organização da práxis pedagógica em contextos de educação infantil; e pelos seguintes objetivos específicos advindos de questões de pesquisa: i.) identificar as características que assumem o desenvolvimento humano na perspectiva da teoria histórico-cultural e a infância na pedagogia freireana; ii.) caracterizar a concepção freireana de educação e suas implicações para a organização de processos pedagógicos no âmbito da educação infantil; iii.) analisar a proposta político pedagógica de educação infantil do município de Concórdia e demais documentos que registram a caminhada deste processo de reorientação curricular. O alcance de tais objetivos esteve orientado pelos pressupostos teóricos e metodológicos do materialismo histórico-dialético tomado aqui como matriz de referência para a pedagogia freireana, sobretudo a partir das contribuições de Kosik (1976) e Gadotti (2006) mediante a observação severa dos princípios da totalidade, contradição e movimento. A análise do conteúdo dos documentos (detour) se deu mediada por categorias teóricas prévias originárias do que, a nosso ver, são marcas fundamentais da pedagogia freireana: ser humano (sujeito), dialogicidade/problematização, intencionalidade e conhecimento. Ainda, no âmbito da infância como tempo histórico de desenvolvimento humano, tendo como base a teoria histórico-cultural, este estudo tomou a brincadeira concebida como atividade principal da infância, como categoria transversal que tece o diálogo entre as demais categorias situadas como centrais na pedagogia freireana. Os resultados sinalizam para a possibilidade real de implementação da pedagogia freireana no âmbito da educação infantil comprometida com a humanização, a dialogicidade e o conhecimento como instrumento de libertação, embora tenha sido constatada uma maior aproximação da pedagogia freireana na sistematização curricular de 2010 e um distanciamento maior desta na sistematização curricular de 2016. Os principais autores que embasam a fundamentação teórica são: Freire (1987,1981,1983, 1991, 1996), Alves (2012), Silva (2004), Damke (1995), Vygotski (1991, 1996), Leontiev (1978, 2010), Elkonin(1987,1998), Martins (2006, 2009, 2011,2013), dentre outros. A proposta político-pedagógica evidencia um movimento dialético com avanços e desafios. Estes últimos sinalizam grandes contradições que precisam ser enfrentadas por todos os educadores comprometidos com a perspectiva libertadora de educação. É necessário romper com a cultura pedagógica instalada nas políticas e práticas escolares em decorrência de nossa formação eminentemente bancária e tradicional. Esse processo pressupõe formação permanente e a emersão do educador como intelectual que deve possuir conhecimentos sólidos sobre o desenvolvimento infantil das crianças de 0 a 5 anos, sobre os saberes da docência e o domínio dos conceitos fundamentais das diversas áreas do conhecimento. Afinal, acreditamos que a luta se faz pelo enfrentamento da contradição histórica inerente aos processos humanos.
Abstract/Resumen: The study presented is the result of a research on the subject of child education from Freire’s pedagogy perspective of based on a study of case that deals with the experience built in Concórdia-SC city, in the period from the years 2000 to 2016. The approaching to the object was guided by the main objective of identifying possibilities and challenges fromFreire’s pedagogy in the organization scope of pedagogical praxis on childhood education contexts; and by the following specific objectives arising from research goals: I) to identify the characteristics of human development in the historical-cultural theory perspective assumes in the childhoodFreire’s pedagogy; II) characterize the Freire's concept of education and its implications for the organization of educational process in the context of early childhood education; III) to analyze the pedagogical proposal of children's education in Concordia city and other documents that record the process of curricular reorientation. The reach of such objectives was guided by the theoretical and methodological assumptions of historical-dialectical materialism taken here as a reference matrix for Freire's pedagogy, especially from the contributions of Kosik (1976) and Gadotti (2006) through the strict observation of the principles wholeness, contradiction and movement. The analysis of the documents (detour) was mediated by previous theoretical categories originating from what, in our view, there are fundamental marks of Freire’s pedagogy: human being (subject), dialogicity/problematization, intentionality, knowledge. Still, in the context of childhood as historical time of human development, based on the historical-cultural theory, this study had the designed of the primarily engaged of the child with the playing in childhood, as a transversal category that a dialogue between other categories located as central of Freire’s pedagogy. The results point to the real possibility of Freire's pedagogy implementation in the context of early childhood education committed to humanization, the dialog and knowledge as liberation instrument, although it has been found closer to Freire's pedagogy in 2010 curriculum systematization and higher gap in the curricular systematization in 2016. The main authors that support the theoretical basis are: Freire (1987,1981,1983, 1991, 1996), Alves (2012), Silva (2004), Damke (1995), Vygotski (1991, 1996), Leontiev ), Elkonin (1987, 1998), Martins (2006, 2009, 2011,2013), among others. The political-pedagogical proposal evidences a dialectical movement with advances and challenges.Signaling contradictions that need to be faced by all educators committed to the liberating perspective of education.It is necessary to break with the pedagogical culture installed in us, in school policies and practices, because we experience an eminently banking(as Freire’s theory) and traditional education. This process presupposes permanent formation and the emergence of a teacher as an intellectual who must have solid knowledge on the child development of children from 0 to 5 years, on the knowledge of teaching and the mastery of the fundamental concepts from different areas of knowledge. After all, we believe that the struggle is done by facing the historical contradiction inherent to the human being processes.
Palavras-chave: Educação infantil
Pedagogia
Desenvolvimento humano
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1587
Data do documento: 2017
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAMBO.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.