Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1607
Type: Monografia
Title: A logística da Agroindústria Konzen de Cerro Largo
Author: Scheid, Andréia dos Santos
First advisor: Fernandes, Denise Medianeira Mariotti
metadata.dc.contributor.referee1: Anes, Carlos Eduardo Ruschel
metadata.dc.contributor.referee2: Heckler, Lauri Aloisio
Resume: Devido a mudanças constantes no meio empresarial, empresas dos mais variados portes estão em busca de novas alternativas para permanecerem no mercado cada vez mais competitivo. Percebe-se que na atualidade um adequado desempenho da logística também proporciona melhorias na lucratividade das empresas. Relacionada a isso, a distribuição contribui para que o produto chegue até seus clientes de maneira rápida, segura e pontual, trazendo retorno lucrativo para o empreendimento e atendendo satisfatoriamente o pedido dos clientes. Diante disso, esse estudo teve como objetivo geral analisar os critérios utilizados para estabelecer os roteiros de distribuição dos produtos acabados da Agroindústria Konzen, conforme a percepção da gestora. Trata-se de uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, na qual foi realizada uma entrevista com a gestora da agroindústria, afim de conhecer os critérios que são levados em consideração para o desenvolvimento dos roteiros, sendo realizado também uma coleta de dados em relatórios contábeis. Após a realização da entrevista foi possível responder as questões da ferramenta 5W2H, as quais possibilitam na tomada de decisão da gestora a respeito do transporte dos produtos, a partir da identificação de deficiências e possíveis falhas e problemas de transporte. Com os dados obtidos com os relatórios contábeis foi realizado a classificação ABC dos produtos vendidos, possibilitando o conhecimento do produto com maior participação nas vendas. Pode-se também com os dados desenvolver um cálculo para a análise de viabilidade de rota levando em consideração o impacto do custo do transporte. Como conclusão final, nota-se que se a agroindústria optar em desenvolver a distribuição de quarta-feira na cidade de Cerro Largo junto a outro dia da semana, o custo do transporte terá um impacto menor ainda, pelo fato dos produtos mais vendidos com grande importância e participação na receita serem distribuídos também nessas rotas. Como sugestões de pesquisas futuras, recomenda-se que seja realizado o cálculo de todos os custos para que se possa realizar uma análise mais precisa da viabilidade da rota, com um indicador que utilize a margem de lucro para o cálculo e com um maior detalhamento de dados.
Abstract: Due to the constant changes on business scope, companies of various sizes aim for new alternatives to remain on an increasingly competitive market. Nowadays, an adequate logistics performance proves to be an opportunity of improvement on the companies’ profitability. Related to the exposed, the distribution contributes to the speed, safety and punctual manner on which the product reaches the clients, providing a gainful return for the undertaking, also satisfying consumers ‘demand. Therefore, the following study aimed to analyze the established criteria used on the distribution routes of finished products on Konzen Agroindustry, according to the perception of the manager. This study is an applied study, with qualitative approach, on which an interview was conducted with the agroindustry manager, in order to cognize the criteria that are taken into account to the routes development, also, a data was collected from the accounting reports. After the interview it was possible to answer the tool 5W2H questions, which enable the manager decision making regarding to products transportation, through identification of deficiencies and possible transportation flaws. From the accounting reports data it was developed an ABC high selling products curve, enabling the knowledge of the higher sales share products. Besides, it is possible to develop a calculation of routes feasibility considering the impact of transportation costs. As a final conclusion, it is noted that if agroindustry decides to accomplish Wednesday’s distribution at Cerro Largo along with another day of the week, the transportation cost will provide a smaller impact, due to the high selling products with great importance on sales share that are distributed also on these routes. As suggestion to future studies, is recommend to calculate all costs so that a more accurate analysis of route feasibility can be develop, with an indicator that uses profit margins and more detail data.
Keywords: Competitividade
Logística
Agroindústria
Cerro Largo
Distribuição de produtos
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1607
Issue Date: 16-Nov-2016
Appears in Collections:TCC Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SCHEID.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.