Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mohr, Naira Estela Roesler-
dc.contributor.referee1Letke, Sonize-
dc.contributor.referee2Schobert, Lucília-
dc.creatorTalaska, Tatiane Daiane-
dc.date2016-12-
dc.date.accessioned2017-12-02T12:16:03Z-
dc.date.available2016-01-
dc.date.available2017-12-02T12:16:03Z-
dc.date.issued2017-11-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1625-
dc.description.abstractThis study was developed as Work Course Conclusion, with requisite for obtaining the title of Pedagogy. With the main focus the discussion of physical education in kindergarten, trying to understand and discuss the formation of the child in this level of education. For this it was decided by a bibliographical and documentary research study, taking into account the emergence of Physical Education and its trends over the decades, and the development of early childhood education. Then analyzed the profile of educational institutions, educational concepts and the organization of educational policies for children, especially in the last two decades, noting the outlook, objectives of early childhood education in the documents that guide this type and importance of development of body culture. It’s a believed that both the teacher and physical education teacher can and should work together, aiming at full and integral development of its students. The recognition of early childhood education as basic education component, so as a universal right has promoted the search for places and the expansion of school systems. Consequently, we understand how important the qualification of the debate and pedagogical practices that involve this type of education.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso, com requisito para obtenção do título de Pedagogia. Tendo como foco principal a discussão em torno da Educação Física na Educação Infantil, buscando compreender e discutir a formação da criança neste nível de ensino. Para isso optou-se por uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, levando em consideração o surgimento da Educação Física e suas tendências no decorrer das décadas, bem como a evolução da Educação Infantil. Em seguida, analisou-se o perfil das instituições escolares, as concepções de ensino e a organização das políticas educacionais para a infância, principalmente nas duas últimas décadas, observando as perspectivas, objetivos da Educação Infantil nos documentos que orientam esta modalidade e a importância do desenvolvimento da cultura corporal. Acredita-se que tanto o pedagogo como professor de educação física podem e devem trabalhar juntos, visando o desenvolvimento pleno e integral de seus alunos. O reconhecimento da educação infantil como componente da Educação Básica, portanto um direito universal tem promovido a procura por vagas e a expansão das redes de ensino. Consequentemente, entendemos como importante a qualificação do debate e das práticas pedagógicas que envolvem esta modalidade de ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-11-30T11:11:52Z No. of bitstreams: 1 TALASKA.pdf: 721764 bytes, checksum: 27ebef720225b92931b76bbb452d024a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-12-02T12:16:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TALASKA.pdf: 721764 bytes, checksum: 27ebef720225b92931b76bbb452d024a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-02T12:16:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TALASKA.pdf: 721764 bytes, checksum: 27ebef720225b92931b76bbb452d024a (MD5) Previous issue date: 2017-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCultura corporalpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.titleCultura corporal na infância : compreensões sobre o espaço da educação físicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TALASKA.pdf704,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.