Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1626
Type: Monografia
Title: Comércio eletrônico: uma análise do perfil do consumidor virtual na Universidade Federal Da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Author: Pereira, João Paulo Ames
First advisor: Visentini, Monize Sâmara
metadata.dc.contributor.referee1: Dalcin, Dionéia
metadata.dc.contributor.referee2: Battisti, Iara
Resume: Este trabalho teve como foco a identificação do perfil de compras on-line dos acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Levantou-se o seguinte problema de pesquisa: Qual o perfil do consumidor virtual encontrado entre os acadêmicos da UFFS Campus Cerro Largo? Para chegar à resposta dessa questão, foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo, por meio da aplicação de um questionário contendo perguntas relacionadas às condições econômicas, geográficas e de comportamento de compra on-line dos entrevistados. A amostra pesquisada foi composta por 467 alunos de graduação da UFFS Campus Cerro Largo. A aplicação do questionário foi feita durante o mês de setembro de 2015. Os resultados apontam que o perfil da amostra dos consumidores on-line é composto pela maioria de jovens com menos de 21 anos de idade, do gênero feminino, residentes na área urbana de Cerro Largo, vindo de cidades de pequeno porte, ainda dependentes da ajuda financeira dos pais, com renda entre R$ 251 e R$ 500 reais mensais, para os quais a principal função do acesso à internet está nos estudos, usam como principal forma de pagamento das compras o boleto bancário, as quais são principalmente de utensílios de uso, com gastos médios por compra entre R$ 101 e R$ 250, não tiveram problemas ao realizar compras pelo comércio eletrônico e pretendem o utilizar novamente.
Abstract: This paper focuses on the identification of the profile online purchases of the scholars in the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo Campus. Bring up the following problem: Which is the virtual consumer profile found among the scholars of UFFS Campus Cerro Largo? To get the answer, a quantitative-oriented research through the application of a questionnaire containing questions related to economic, geographical conditions and online purchasing behavior of the interviewees. The sample was composed of 467 surveyed undergraduates of UFFS Cerro Largo Campus. The application of the questionnaire was made during the month of September 2015. The results indicate that the profile of the sample of consumers online is made up of the majority of young people under 21 years of age, female gender, residents of urban area of Cerro Largo, coming from small towns, still dependent on financial aid from their parents, with incomes between 251 R$ and 500 R$ monthly, for which the primary function of internet access are in studies, use as the main form of payment the payment slip, which most purchases are use utensils, with average spending by buying between 101 R$ and 250 R$, have had no problems when making purchases for electronic commerce and intend to use it again.
Keywords: Comércio eletrônico
Perfil do consumidor
Vendas virtuais
Cerro Largo
Comunidade Acadêmica
Análise de consumidores
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1626
Issue Date: 8-Dec-2015
Appears in Collections:TCC Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEREIRA.pdf743.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.