Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carvalho, Rodrigo Saballa de-
dc.contributor.referee1Bittencourt, Zoraia-
dc.contributor.referee2Vasques, Rosane Fátima-
dc.creatorVial, Indiana Picolo-
dc.date.accessioned2017-05-24T13:34:08Z-
dc.date.available2017-05-23-
dc.date.available2017-05-24T13:34:08Z-
dc.date.issued2014-12-10-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/163-
dc.description.abstractThis research presents the importance of pedagogical documentation in the nursery, as well as the contributions of the same in the process of teacher self-training. Thus, considerations are presented about the difference between pedagogical documentation, as well as documentation strategies. The objective of the research is the reflection on the importance of the pedagogical documentation for the monitoring of the development of the babies and for self-teaching. Methodologically, through the analysis of books and research on the subject in question, the pedagogical documentation is presented in the research as a tool that highlights the experiences of the babies, their constructions of narratives and autonomous actions expressed in the daily life of the institution of Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta a importância da documentação pedagógica no berçário, bem como as contribuições da mesma no processo de autoformação docente. Desse modo, são apresentadas considerações sobre a a diferença entre documentação pedagógica, além de estratégias de documentação. O objetivo da pesquisa é a reflexão sobre a importância da documentação pedagógica para o acompanhamento do desenvolvimento dos bebês e para autoformação docente. Metodologicamente, através da análise livros e pesquisas sobre o tema em questão, a documentação pedagógica é apresentada na pesquisa como uma ferramenta que evidencia as experiências dos bebês, suas construções de narrativas e ações autônomas expressas no cotidiano da instituição de Educação Infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiano Silva de Carvalho (cristianoscarvalho@uffs.edu.br) on 2017-05-23T14:20:14Z No. of bitstreams: 1 VIAL.pdf: 1144575 bytes, checksum: 33fb76ca993bf2e4ad98ba47c8819464 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-05-24T13:34:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VIAL.pdf: 1144575 bytes, checksum: 33fb76ca993bf2e4ad98ba47c8819464 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-24T13:34:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VIAL.pdf: 1144575 bytes, checksum: 33fb76ca993bf2e4ad98ba47c8819464 (MD5) Previous issue date: 2014-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectDocumentospt_BR
dc.titleDocumentação pedagógica no berçário: reflexões, registros e propostaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIAL.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.