Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1644
Type: Monografia
Title: Proposta de plano de marketing para uma empresa de condicionamento físico
Author: Ciupka, Marco Antonio Kazmierczak
First advisor: Dalcin, Dionéia
metadata.dc.contributor.referee1: Visentini, Monize Sâmara
metadata.dc.contributor.referee2: Radons, Daiane Lindner
Resume: Visto o grande número de empresas no mercado e, consequentemente, o grande número de concorrentes, as organizações precisam estar em constante evolução para manterem- se ativas e, portanto, alcançar seus objetivos. Neste sentido, o marketing apresenta-se como uma função empresarial utilizada para alavancar as vendas e assim obter vantagem competitiva perante a concorrência, alcançando um patamar acima da média. Como ferramenta do marketing surge o plano de marketing, documento formal resultante de um processo de planejamento, este que muitas vezes é ignorado pelos gestores, principalmente nas empresas de menor escala. Com isso, o presente estudo teve como objetivo propor um plano de marketing como estratégia competitiva para uma empresa de condicionamento físico, no município de Guarani das Missões, tendo como base o plano proposto por Las Casas (2011). A realização deste estudo justificou- se pelo fato de que muitas empresas não fazem uso regular de processos de planejamento, bem como o cenário atual vem mostrando-se favorável à área do condicionamento físico. Ainda, buscou-se dar uma importância especial às organizações cadastradas como MEI, categoria na qual se encaixará a empresa. Constatou-se assim, a importância do plano de marketing para o desenvolvimento da empresa, formulando através das análises ambientais os objetivos, estratégias e planos de ação plausíveis à situação da empresa.
Abstract: Given the large number of companies in the market and, therefore, higher number of competitors, organizations need a constant evolution to remain active and thusly, achieve their goals. For this reason, marketing presents itself as a role to leverage sales on business and thus obtain competitive advantage over competitors, reaching an above- average level. Marketing plan emerges as a marketing tool, a formal document as a consequent of a planning process, which is often forgotten by managers, especially on smaller companies. That so, the following study aimed to propose a marketing plan as competitive strategy to a fitness company of Guarani das Missões city, based on the proposed plan of Las Casas (2011). This study development is justified, once many companies do not utilize regular planning processes and also, the actual scenario that shows itself auspicious for fitness enterprises. Moreover, a special importance was conceded to organizations registered as MEI, category on which the company fit in. Hereby, the marketing plan importance for the company‟s development was verified, establishing through environment analysis the goals, strategies and action plans plausible with the company‟s situation.
Keywords: Academia
Estratégia competitiva
Estratégia de marketing
Guarani das Missões
Plano de marketing
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1644
Issue Date: 16-Nov-2016
Appears in Collections:TCC Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CIUPKA.pdf1,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.