Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1645
Tipo: Monografia
Título: Ensino da disciplina de sistemas de informação: um panorama dos cursos de Graduação em Administração das universidades públicas federais
Autor(es): Eidt, Jéssica da Silva
Primeiro Orientador: Visentini, Monize Sâmara
Primeiro membro da banca: Dill, Rodrigo Prante
Segundo membro da banca: Reis, Denize Ivete
Resumo: Nesse trabalho busca-se analisar o panorama das disciplinas de Sistemas de Informação oferecidas nos cursos de graduação em Administração das Universidades Públicas Federais. Para chegar aos resultados, a análise foi realizada através da investigação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos. A pesquisa justifica-se pela relevância em investigar o conteúdo da disciplina abordadas pelas Universidades, com a finalidade de verificar se os acadêmicos recebem informações adequadas, atualizadas e essenciais para o conhecimento da prática requisitada por um profissional da área. A pesquisa classifica-se como documental e a coleta de dados consistiu através da busca nos portais dos cursos que disponibilizam os PPCs, obtendo-se uma amostra de 47 Universidades. Os resultados indicam que não há uniformidade no ensino da disciplina de SI nas IES Públicas Federais investigadas, pois existem diferenças nos vários aspectos acadêmicos e caracterização da disciplina, tais como, denominação, período e carga horária, como também nos elementos que compõem a matriz curricular da disciplina. Conclui-se que por se tratar de uma disciplina complexa, considera-se a necessidade de atualizar os conteúdos aplicados à disciplina, visando uma melhor formação do acadêmico.
Abstract/Resumen: This study aimed to analyze the perspective of Information Systems classes offered on graduation in Administration courses at Federal Public Universities. To reach results, an analysis was developed trough an investigation of the courses Political Pedagogical Project. This research is justified by the relevance of investigate the content approached by Universities classes, in order to verify if the information received by the academics are adequate, updated and essential to the practical knowledge demanded by a professional at the area. This research is classified as a documentary study and the data collect consisted of searching portals of courses that offer PPCs, it was obtain samples from 47 Universities. Findings indicate that there is no consistency in the teaching of IS classes at the Federal Public IEIS investigated, seeing that there is differences in several academic aspects and characterization of the classes, such as denomination, period and time, as well as in the elements that set up the classes matrix. It is concluded that, due to the complexity of IS class, there is a necessity of updating the contents applied at classes, intending to improve the academic graduation.
Palavras-chave: Sistemas de informação
Ensino de administração
Universidades públicas federais
Projetos políticos pedagógicos
Componentes curriculares
Análise curriculares
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1645
Data do documento: 16-Nov-2017
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EIDT.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.