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Type: Monografia
Título : O processo de nacionalização das escolas no distrito de São Carlos (SC) no contexto do Estado Novo 1937-1945
Author: Fistarol, Daniela
First advisor: Moretto, Samira Peruchi
Resume: O presente estudo tem como objetivo analisar quais impactos as políticas do Estado Novo (1937-1945) causaram na educação do distrito de São Carlos (SC). Observando que no Governo de Getúlio Vargas, se procurou homogeneizar práticas e comportamentos através da ética, civilidade e disciplina. Assim as fontes analisadas e discutidas neste trabalho são os Jornais A Voz de Chapecó, Jornal Senado, Constituição de 1934 e 1937, Carta Pastoral do Concílio Plenário Brasileiro de 1939 e fontes orais. Estes documentos estão disponíveis no Centro de Memória do Oeste Catarinense (CEOM) e na Casa da Memória em São Carlos (SC). O distrito de São Carlos, foi ocupado por colonos alemães pouco antes do Estado Novo, procuramos saber se houveram resistências acerca da língua, como eram as escolas no período e quem as ministrava. Será analisado se houveram inspetorias, pois afinal o distrito estava em processo de formação, estava longe dos ditos centros “civilizados”. Essas questões nortearão a escrita desta pesquisa que nesse mostrará como houve uma intensa resistência na região, contra os preceitos do Estado Novo.
Resumen : The present study has as objective to analyze which impacts the policies of the Estado Novo - meaning “New State” - (1937-1945) caused in the educational system of the district of São Carlos (SC). Noting that during the Government of Getúlio Vargas it was intended to homogenize practices and behaviors through ethics, civility and discipline. Therefore, the sources analyzed and discussed in this study are the newspapers “A Voz do Chapecó”, “Jornal Senado”, Constitution of 1934 and 1937, Pastoral Letter of the Brazilian Plenary Council of 1939 and oral sources. These documents are available at the Memory Center of the West of Santa Catarina (CEOM) and at the Memory House in São Carlos (SC). The district of São Carlos was occupied by German settlers shortly before the “Estado Novo”. This study indicate if there were resistances about the language, how the schools were in the period and who ran them. Will be analyzed if there were provinces, because the district was in the process of formation and it was far from the said "civilized" centers. These questions will guide this research, which will show how there was intense resistance in the region against the precepts of the “Estado Novo”.
Palabras clave : Educação
Estado Novo (1937-1945)
Análise de dados
Período Nacional
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1696
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: História

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