Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/170
Type: Monografia
Title: Formação de professores para a educação do campo: a especificidade do ensino por área do conhecimento
Author: Cavalheiro, Cheila Daiane
First advisor: Ferreira, Priscila Ribeiro
Resume: Abordar a educação nunca foi uma atividade fácil, e tem se tornado uma das principais discussões da atualidade, principalmente no que tange a problemas e possíveis soluções. Apesar de a educação ser considerada um direito universal, quando a analisamos sob aspectos sociais e regionais distintos os índices tendem a se acentuar negativamente a favor de determinados sujeitos, neste trabalho nos propomos a discutir alguns elementos que norteiam a possibilidade de uma educação inclusiva, a educação do campo, que apesar de ser uma denominação relativamente recente, tem ganhado destaque por ser de fundamental importância para a manutenção e valorização de um povo. Cremos que a educação do campo ultrapasse os próprios limites escolares, e que nesse sentido deve abranger todos os segmentos que compõe este espaço, sendo vinculada a sua cultura e necessidades sociais e humanas. Entre alguns dos elementos relativos à educação do campo buscaremos compreender sobre seu surgimento, formação de professores, educação por área do conhecimento, desafios e resultados alcançados.
Abstract: Approach to education has never been an easy activity, and has become one of the main discussions today, especially regarding the problems and possible solutions. Although education is considered a universal right, when analyzed under different social and regional aspects indexes tend to accentuate negatively to certain subject, in this paper we propose to discuss some elements that guide the possibility of an inclusive education, field education, which despite being a relatively new denomination, has gained prominence for being of fundamental importance for the maintenance and enhancement of a people. We believe that education field exceeds the school's own limits, and accordingly should cover all segments that make up this space, being tied to their culture and social and human needs. Among some of the factors relating to education field will try to understand about your appearance, teacher training, education by knowledge area, challenges and achievements.
Keywords: Educação do campo
Formação docente
Ensino por área do conhecimento.
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/170
Issue Date: 16-Dec-2014
Appears in Collections:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAVALHEIRO.pdf339,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.