Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1713
Tipo: Monografia
Título: Comércio eletrônico: a satisfação do consumidor na compra online
Autor(es): Webler, Patrícia
Primeiro Orientador: Dalcin, Dionéia
Primeiro membro da banca: Visentini, Monize Sâmara
Segundo membro da banca: Reis, Denize Ivete
Resumo: A expansão do comércio eletrônico exigiu que muitas empresas desenvolvessem novas estratégias para conquistar novos clientes e fidelizar os existentes, desta forma, a satisfação dos usuários do comércio eletrônico passou a ser um fator determinante para o sucesso das empresas deste setor. O presente estudo analisou como os consumidores avaliam o atendimento no comércio eletrônico no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa e descritiva. O método de coleta de dados aplicado é o levantamento a partir de questionário aplicado em meio on-line no mês de setembro de 2017, o qual obteve 131 respondentes. De acordo com a pesquisa, os entrevistados são em sua maioria jovens, com faixa salarial baixa, alto grau de estudo, acessam a internet diariamente e principalmente, por meio do celular. O principal fator motivador e vantagem de compra é o preço e a maior desvantagem é a falta de contato com o produto. Percebe-se que cada vez mais os consumidores se sentem à vontade de comprar no comércio eletrônico. Quanto a satisfação ou não em compras, os índices de satisfação apresentam-se bastante elevados, porém não atingiram a satisfação máxima em nenhum dos itens pesquisados.
Abstract/Resumen: The expansion of e-commerce has required many companies to develop new strategies to win new customers and to retain existing ones. In this way, the satisfaction of e-commerce users has become a determining factor for the success of companies in this sector. The present study analyzed how consumers evaluate e- commerce service in Brazil. This is a quantitative and descriptive approach. The method of data collection applied is the survey from a questionnaire applied in online medium in the month of September 2017, which obtained 131 respondents. According to the research, the interviewees are mostly young, with low salary range, high degree of study, access the internet daily and mainly, through the cell phone. The main motivating factor and buying advantage is the price and the biggest disadvantage is the lack of contact with the product. It is noticed that more and more consumers feel comfortable buying in electronic commerce. Regarding satisfaction or not in purchases, the satisfaction indexes are quite high, but did not reach the maximum satisfaction in any of the items surveyed.
Palavras-chave: Comércio on line
Consumo
Estratégia de marketing
Consumo on line
Comércio eletrônico
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1713
Data do documento: 22-Nov-2017
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WEBLER.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.