Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1730
Tipo: Monografia
Título: Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo
Autor(es): Scheid, Liara Laís
Primeiro Orientador: Visentini, Monize Sâmara
Primeiro membro da banca: Dalcin, Dionéia
Segundo membro da banca: Frota, Mariângela Brum
Resumo: O uso das redes sociais como referência de divulgação de uma marca tornou-se um comportamento importante para os processos de marketing digital. O Facebook, enquanto ferramenta de disseminação da informação é um recurso que possibilita o monitoramento da interação entre os seus usuários e a replicação de audiência. O objetivo deste estudo foi analisar a interação da Fanpage do Facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo/RS, com seus seguidores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, com dados secundários e de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados através da Fanpage da IES, e foram obtidos através de um relatório gerado pela própria Fanpage. A análise considerou o período de abril à agosto de 2017; e para dar subsídio aos dados coletados referente as tipologias de publicações contemplou-se os principais acontecimentos da Universidade que ocorreram no período de análise. Como resultado, destaca-se, no perfil dos usuários, a predominância do gênero feminino, dos jovens de 18 a 24 anos e de, em sua maioria, residirem na cidade de Cerro Largo ou cidades próximas. Observa-se também o crescimento da interação dos usuários com a página, a qual pode ser visualizada no aumento do alcance e do envolvimento nas publicações; assim como também observa-se que as imagens, são a tipologia de postagem mais utilizado pela Fanpage. A interação da UFFS – Campus Cerro Largo, através do Facebook vem sendo realizada de forma planejada, organizada e com o intuito de divulgar informações de interesse do público universitário; além disso é notória a preocupação da Assessoria de Comunicação - ASCOM/CL em produzir um material na Fanpage que desperte interesse no público, como imagens diferenciadas e criativas, e gifs com conteúdos marcantes, os quais chamam atenção e conseguem transmitir a mensagem a qual se propõe.
Abstract/Resumen: The virtual social network usage as reference on a brand disclosure become an important behavior for digital marketing processes. Facebook, while a promulgation tool of information is a resource that enable the monitoring of interactions between its users and audience replication. The goal of this study was to analyze the interaction on Facebook fan pageUniversidade Federal da FronteiraSul (UFFS) – Campus Cerro Largo/RS, and its followers. Towards this end, a descriptive survey was develop, with aid of secondary data and quantitative approach. The collected data was accomplish through the fan page of IES, and obtained through a report engendered by the fan page itself. The analysis considered the time from April to August 2017; and to assist the collected data regarding to the publications typologies it was contemplated the main happenings in the University that occurred during the analysis period. As results, it is notice, on the users’ profiles, the predominance of feminine gender, and young ones from 18 to 24 years old and, on its majority, Cerro Largo or nearby locations citizens. It is observe an increase of interactions from the users on the page, which can be visualize on the raise of reach and involvement on publications; as well as observed for the images, the most utilized typology of post on the fan page. The UFFS- campus Cerro Largo interactions on Facebookis planned, organized and in order to disclose information of university public interest; moreover, it is notice the concern of the Comunication Advisory –ASCOM/CL on producing content on the fan page that arouse the public interest, with different and creative images, gifs with outstanding elements, which calls attention and that transmit the massage proposed.
Palavras-chave: Plano de marketing
Redes sociais
Universidades públicas federais
Cerro Largo (RS)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Marketing digital
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1730
Data do documento: 23-Nov-2017
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHEID.pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.