Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1764
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Prigol, Valdir | - |
dc.creator | Klier, Ivanete Maria | - |
dc.date | 2017-12-07 | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-08T17:09:45Z | - |
dc.date.available | 2018-03-07 | - |
dc.date.available | 2018-03-08T17:09:45Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1764 | - |
dc.description.abstract | This study proposes to comprehend how the reading metaphors enunciated by the literary criticism read the literary texts and the readers, which subjects they constitute and which historicities they have. The research presents an analysis of the metaphor “performance” enunciated in the discursiveness of the criticism “Augusto de Campos” from Ricardo Domenck published in the electronic magazine Modo de Usar & Co. on January 14th, 2009. Our study aims to analize the reading metaphor “performance”, investigate the conditions of its appearance, comprehend the historicity that supports it and comprehend the discursiveness of the criticism brought into discussion by this reading metaphor. Through Michel Pêcheux’s studies (2009), we comprehend the metaphor as a socio-historic process which serves as a foundation for the presentation of objects to subjects. We read the metaphor “performance” as an image of the reading and, besides, as a socio-historic form that constitutes senses about what “reading” means. From Pêcheux (2009-2010a), we understand the metaphor is constituted by a displacement of sense, through the metaphoric effect between a discursive formation and another. By the appearance conditions of this metaphor in its relation to the socio-historic and the “already said”, and in its relation to the discursive memory we aim to comprehend what “reading with performance” is. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo propõe compreender como as metáforas de leitura, enunciadas pela crítica literária, leem os textos literários e os leitores, que sujeitos constituem e que historicidades possuem. A pesquisa apresenta uma leitura da metáfora “performance”, enunciada na discursividade da crítica “Augusto de Campos”, de Ricardo Domenck – publicada na revista eletrônica Modo de Usar & Co., em 14 de janeiro de 2009. Nosso estudo objetiva analisar a metáfora de leitura “performance”, investigar as condições de seu aparecimento, compreender a historicidade que a sustenta e compreender a discursividade da crítica colocada em cena pela metáfora de leitura. Através dos estudos de Michel Pêcheux (2009), compreendemos a metáfora como um processo sócio-histórico que serve como fundamento da apresentação de objetos para sujeitos. Lemos a metáfora “performance” como uma imagem da leitura, também, como uma forma sóciohistórica que constitui sentidos sobre o que "ler" significa. A partir de Pêcheux (2009-2010a), entendemos que a metáfora se constitui por um deslizamento de sentidos, pelo efeito metafórico, entre uma formação discursiva e outra. Pelas condições de aparecimento dessa metáfora, na sua relação com o sócio-histórico e os “já ditos”, e na sua relação com a memória discursiva buscamos compreender o que é “ler com performance”. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2018-03-07T16:50:16Z No. of bitstreams: 1 KLIER.pdf: 3132587 bytes, checksum: 1332ccfa94940f97f50f8007c3f14cc2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-08T17:09:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KLIER.pdf: 3132587 bytes, checksum: 1332ccfa94940f97f50f8007c3f14cc2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-08T17:09:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KLIER.pdf: 3132587 bytes, checksum: 1332ccfa94940f97f50f8007c3f14cc2 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Figuras de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Crítica literária | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.title | Leitura como performance | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.level | Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KLIER.pdf | 3,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.