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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1788
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Lepke, Sonize | - |
dc.contributor.referee1 | Johann, Magali Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Javornik, Guacira | - |
dc.contributor.referee3 | Lepke, Sonize | - |
dc.creator | Andreola, Francieli Camila Zamadei | - |
dc.date | 2017-12-13 | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T10:52:22Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T10:52:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-09 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1788 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa de conclusão de curso analisa a ludicidade e as brinquedotecas hospitalares. O tema surge devido à importância desses espaços, os quais podem ser um dos campos de atuação do pedagogo. O método de pesquisa utilizado é o qualitativo, o qual ocorreu por meio de pesquisas bibliográficas e documentais. Em seguida, foram analisadas duas brinquedotecas hospitalares de uma das maiores cidades da região do Alto Uruguai, tendo sido os dados confrontados com o aporte teórico. As brinquedotecas hospitalares estão previstas na Lei nº 11.104/2005, sendo obrigatórias em hospitais que dispõem de atendimento pediátrico com regime de internação. Essa lei apenas exige a obrigatoriedade da implantação do espaço, sem orientar quanto à operacionalização. A revisão bibliográfica aponta para a importância destes espaços que auxiliam na recuperação das crianças e dos adolescentes hospitalizados, ao estimular brincadeiras e contato com diversos brinquedos. Por isso, as brinquedotecas hospitalares são espaços importantes, que deveriam ser explorados, pois têm o seu papel no processo de reestabelecimento da saúde das crianças e adolescentes em tratamento nos hospitais. Por meio do lúdico, eles “esquecem” o que faz com que estejam nesse ambiente e isso contribui para o ser criança e para o processo escolar. Além disso, a ludicidade por meio do brincar traz inúmeros benefícios, o que torna-se importante para o desenvolvimento físico, mental, social e emocional da criança. Cabe ressaltar que esse é um dos direitos de uma criança ou de um adolescente hospitalizado e, portanto, deve ser exigido e usufruído da melhor forma. Conclui-se que as duas brinquedotecas analisadas, apesar das diferenças quanto à organização do espaço, dos brinquedos e do acesso, atendem o dispositivo legal, contribuindo para o bem-estar da criança e do adolescente hospitalizado. Essa é uma área de atuação do pedagogo que muitas vezes passa despercebida por muitos, inclusive nos cursos de pedagogia e pelo próprio pedagogo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-07T12:53:12Z No. of bitstreams: 1 ANDREOLA.pdf: 1731156 bytes, checksum: f1bd9a0a8d56e99bba6fdc6729eaf727 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:52:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANDREOLA.pdf: 1731156 bytes, checksum: f1bd9a0a8d56e99bba6fdc6729eaf727 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-14T10:52:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDREOLA.pdf: 1731156 bytes, checksum: f1bd9a0a8d56e99bba6fdc6729eaf727 (MD5) Previous issue date: 2018-01-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Brinquedotecas hospitalares | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | A ludicidade e as brinquedotecas hospitalares | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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File | Description | Size | Format | |
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