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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1788
Type: | Monografia |
Título : | A ludicidade e as brinquedotecas hospitalares |
Author: | Andreola, Francieli Camila Zamadei |
First advisor: | Lepke, Sonize |
metadata.dc.contributor.referee1: | Johann, Magali Maria |
metadata.dc.contributor.referee2: | Javornik, Guacira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lepke, Sonize |
Resume: | A presente pesquisa de conclusão de curso analisa a ludicidade e as brinquedotecas hospitalares. O tema surge devido à importância desses espaços, os quais podem ser um dos campos de atuação do pedagogo. O método de pesquisa utilizado é o qualitativo, o qual ocorreu por meio de pesquisas bibliográficas e documentais. Em seguida, foram analisadas duas brinquedotecas hospitalares de uma das maiores cidades da região do Alto Uruguai, tendo sido os dados confrontados com o aporte teórico. As brinquedotecas hospitalares estão previstas na Lei nº 11.104/2005, sendo obrigatórias em hospitais que dispõem de atendimento pediátrico com regime de internação. Essa lei apenas exige a obrigatoriedade da implantação do espaço, sem orientar quanto à operacionalização. A revisão bibliográfica aponta para a importância destes espaços que auxiliam na recuperação das crianças e dos adolescentes hospitalizados, ao estimular brincadeiras e contato com diversos brinquedos. Por isso, as brinquedotecas hospitalares são espaços importantes, que deveriam ser explorados, pois têm o seu papel no processo de reestabelecimento da saúde das crianças e adolescentes em tratamento nos hospitais. Por meio do lúdico, eles “esquecem” o que faz com que estejam nesse ambiente e isso contribui para o ser criança e para o processo escolar. Além disso, a ludicidade por meio do brincar traz inúmeros benefícios, o que torna-se importante para o desenvolvimento físico, mental, social e emocional da criança. Cabe ressaltar que esse é um dos direitos de uma criança ou de um adolescente hospitalizado e, portanto, deve ser exigido e usufruído da melhor forma. Conclui-se que as duas brinquedotecas analisadas, apesar das diferenças quanto à organização do espaço, dos brinquedos e do acesso, atendem o dispositivo legal, contribuindo para o bem-estar da criança e do adolescente hospitalizado. Essa é uma área de atuação do pedagogo que muitas vezes passa despercebida por muitos, inclusive nos cursos de pedagogia e pelo próprio pedagogo. |
Palabras clave : | Brincar Brinquedotecas hospitalares Ludicidade |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1788 |
Fecha de publicación : | 9-ene-2018 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
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