Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1789
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Roberto Carlos-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Roberto Carlos-
dc.contributor.referee2Hanel, Andréia Inês-
dc.contributor.referee3Dias, Rosângela Hanel-
dc.creatorPadilha, Renata Aline-
dc.date2017-12-13-
dc.date.accessioned2018-03-14T10:53:33Z-
dc.date.available2018-03-14T10:53:33Z-
dc.date.issued2018-01-09-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1789-
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a abordagem da literatura infantil nos livros didáticos. Foram analisados três livros didáticos de língua portuguesa para o 4º ano do ensino fundamental, a fim de identificar como os textos literários estão sendo trabalhados e se contribuem na aquisição do hábito da leitura. Os livros didáticos são utilizados atualmente em escolas públicas municipais e estaduais que levam o título de Ligados.com, escrito por Angélica Prado e Cristina Hülle, Mundo Amigo obra coletiva organizada e produzida por Edições SM e, por último, o livro Porta Aberta escrita por Isabela Carpaneda e Angiolina Bragança. A questão de pesquisa deste trabalho se originou em face à curiosidade da leitora em saber como a literatura era proposta a partir do ponto de vista do autor do livro didático e as relações que ele construía com as perspectivas pedagógicas. Os livros analisados foram obtidos de professores de escolas locais. A escolha pelos livros didáticos do 4º ano se deu por ser nessa faixa etária que as crianças compreendem e entendem melhor a relação do texto literário. Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental utilizando autores que discutem o tema tratado, dentre eles Nelly Novaes Coelho, Fanny Abramovich e Marisa Lajolo. De uma maneira especial, a literatura infantil tem tarefa fundamental, servir como agente de formação no convívio entre o livro e o leitor. Para que isso aconteça a escola deve ser a mediadora desse processo. É na palavra escrita que atribuímos uma maior responsabilidade na formação da consciência de mundo dos alunos, pois é através da leitura que conseguimos compreender o mundo ao nosso redor. A escola se torna um lugar fundamental, pois é ela quem lança as bases para a formação, estimulando o exercício da mente; a percepção do real e suas significações; a consciência em relação ao eu e ao outro e, principalmente, trabalha com o uso da língua. A partir das análises dos três livros de diferentes editoras e diferentes autores, chegou-se à conclusão de que esses livros não privilegiam a literatura enquanto arte. Eles trabalham com textos literários, porém, apenas como ferramenta da gramática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-12T10:48:45Z No. of bitstreams: 1 PADILHA.pdf: 453499 bytes, checksum: 171d9a86072176097babf972d148282a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:53:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PADILHA.pdf: 453499 bytes, checksum: 171d9a86072176097babf972d148282a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T10:53:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PADILHA.pdf: 453499 bytes, checksum: 171d9a86072176097babf972d148282a (MD5) Previous issue date: 2018-01-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA literatura infantil no livro didáticopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PADILHA.pdf442,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.