Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1789
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Roberto Carlos | - |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Roberto Carlos | - |
dc.contributor.referee2 | Hanel, Andréia Inês | - |
dc.contributor.referee3 | Dias, Rosângela Hanel | - |
dc.creator | Padilha, Renata Aline | - |
dc.date | 2017-12-13 | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T10:53:33Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T10:53:33Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-09 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1789 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a abordagem da literatura infantil nos livros didáticos. Foram analisados três livros didáticos de língua portuguesa para o 4º ano do ensino fundamental, a fim de identificar como os textos literários estão sendo trabalhados e se contribuem na aquisição do hábito da leitura. Os livros didáticos são utilizados atualmente em escolas públicas municipais e estaduais que levam o título de Ligados.com, escrito por Angélica Prado e Cristina Hülle, Mundo Amigo obra coletiva organizada e produzida por Edições SM e, por último, o livro Porta Aberta escrita por Isabela Carpaneda e Angiolina Bragança. A questão de pesquisa deste trabalho se originou em face à curiosidade da leitora em saber como a literatura era proposta a partir do ponto de vista do autor do livro didático e as relações que ele construía com as perspectivas pedagógicas. Os livros analisados foram obtidos de professores de escolas locais. A escolha pelos livros didáticos do 4º ano se deu por ser nessa faixa etária que as crianças compreendem e entendem melhor a relação do texto literário. Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental utilizando autores que discutem o tema tratado, dentre eles Nelly Novaes Coelho, Fanny Abramovich e Marisa Lajolo. De uma maneira especial, a literatura infantil tem tarefa fundamental, servir como agente de formação no convívio entre o livro e o leitor. Para que isso aconteça a escola deve ser a mediadora desse processo. É na palavra escrita que atribuímos uma maior responsabilidade na formação da consciência de mundo dos alunos, pois é através da leitura que conseguimos compreender o mundo ao nosso redor. A escola se torna um lugar fundamental, pois é ela quem lança as bases para a formação, estimulando o exercício da mente; a percepção do real e suas significações; a consciência em relação ao eu e ao outro e, principalmente, trabalha com o uso da língua. A partir das análises dos três livros de diferentes editoras e diferentes autores, chegou-se à conclusão de que esses livros não privilegiam a literatura enquanto arte. Eles trabalham com textos literários, porém, apenas como ferramenta da gramática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-12T10:48:45Z No. of bitstreams: 1 PADILHA.pdf: 453499 bytes, checksum: 171d9a86072176097babf972d148282a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:53:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PADILHA.pdf: 453499 bytes, checksum: 171d9a86072176097babf972d148282a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-14T10:53:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PADILHA.pdf: 453499 bytes, checksum: 171d9a86072176097babf972d148282a (MD5) Previous issue date: 2018-01-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A literatura infantil no livro didático | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PADILHA.pdf | 442,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.