Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/179
Tipo: Dissertação
Título: História do ensino da matemática na educação básica catarinense (1970-1990): desafios educacionais enfrentados na formação e atuação docente
Autor(es): Maier, Lidiane Tania Ronsoni
Primeiro Orientador: Richit, Adriana
Resumo: O Estado de Santa Catarina, que tem como marcos históricos de sua colonização a constituição dos primeiros povoados ainda no século XVII e a chegada dos imigrantes alemães e italianos no século XIX, além de constituir-se em rota das expedições europeias no século XVI, em termos de educação constituiu uma histórica que tem como marcas principais a litoralização da educação superior pública e o descaso com a educação básica pública. No decorrer do processo de colonização do Estado verifica-se um constante descaso do poder público com a educação, especialmente na região Oeste catarinense, criada em 1917, de modo que diversos desafios permeavam a trajetória daqueles que optavam por seguir a profissão professor, sobretudo na área de matemática. Diante disso e considerando que os desafios enfrentados pelo professor em sua trajetória formativa e profissional têm implicações no desenvolvimento da educação de uma maneira geral, interessamo-nos em identificar os principais desafios educacionais (formação e atuação) enfrentados por professoras de matemática da educação básica na região de abrangência da 4ª Gerência Regional de Educação de Santa Catarina entre as décadas de 1970 e 1990. Para tanto, entrevistamos cinco professoras, que lecionaram em escolas da região oeste no período citado, que corresponde ao tempo de exercício profissional das professoras. O estudo foi constituído, em termos metodológicos, segundo os pressupostos da História Oral, baseando-se na realização de entrevistas como instrumento de constituição de dados. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas e textualizadas, constituindo-se em documento-base do estudo. A partir da análise do material empírico constituído por meio das narrativas das professoras foram evidenciados desafios de três naturezas distintas: desafios da formação, da profissão e do ensino de matemática. Em relação aos desafios da formação, os depoimentos sinalizam que para a distância da região das instituições formadoras, as condições de permanência nestas instituições e a escassez de cursos específicos de matemática. No que dizem respeito aos desafios da profissão, os depoimentos sinalizam para a estrutura inadequada das escolas estaduais, a falta de incentivo para a profissionalização docente e a falta de suporte pedagógico. E no que concerne aos desafios do ensino da matemáti ca as professoras assinalam a limitação de tempo para planejamento, escassez de material pedagógico e atendimento especializado sem ter formação adequada para tal. Embora não constitua diretamente um objetivo do estudo realizado, consideramos que este trabalho dissertativo pode contribuir para a composição de fontes históricas acerca da educação no interior do Estado de Santa Catarina, bem como para constituir uma versão da história do ensino de matemática na região de abrangência da 4ª GERED. Por fim, numa perspectiva histórica, o estudo pode constituir-se em fonte de dados que podem embasar uma versão da história do ensino em Santa Catarina, contada a partir da narrativa das vivências das depoentes.
Abstract/Resumen: The State of Santa Catarina, has as landmarks of its colonization the establishment of the first settlements even in the seventeenth century and the arrival of German and Italian immigrants in the nineteenth century, in addition to being on the route of European expeditions in the sixteenth century, in terms of education was a historic whose main brands littoralisation of public higher education and neglect basic public education. During the colonization process there is a constant indifference of the government to education, especially in Western Santa Catarina region, created in 1917, so many challenges saturate the path of those who chose to follow the teaching profession, particularly in math area. Considering that the challenges faced by teachers in their educational and professional career have implications for the development of general education, we are interested in identifying the main educational challenges (education and performance) faced by mathematics teachers of basic education in region covered by the 4th Regional Management of Education of Santa Catarina (4th Gered) between the 1970's and 1990's. We interviewed five teachers who taught at in western schools in the mentioned period, which corresponds to professional practice time the teachers. The study was made in terms of methodology, according to the assumptions of oral history, based on the interviews as data creation tool. The interviews were audio-recorded, transcribed and textualized, constituting a document-based study. From the empirical material analysis made by the narratives of the teachers were highlighted challenges in three distinct natures: the challenges of education, profession and the teaching of mathematics. Regarding the challenges of training, the signal testimonials to the distance from the area of educational institutions, the conditions to be in these institutions and the lack of specific mathematics courses. As they related about the challenges: the statements point to the inadequate structure of state schools, the lack of incentives for teacher professionalization and lack of pedagogical support. When the teachers became teachers, the challenges point out the limitation of time for planning, shortage of teaching materials and specialized care without having proper training to do so. Besides, we believe that this dissertational can contribute to the composition of historical sources about education in the State of Santa Catarina, as well as to provide a version of the history of mathematics education in the 4th Gered. Finally, from a historical perspective, the study may constitute a source of data that can base a version of history teaching in Santa Catarina, told from the narrative of the experiences of former students.
Palavras-chave: Educação matemática
História da educação
História oral
Oeste catarinense
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/179
Data do documento: 17-Jun-2016
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAIER (3).pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.