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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guedes, Anibal Lopes-
dc.contributor.referee1Pereira, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.contributor.referee3Guedes, Anibal Lopes-
dc.creatorReinhardt, Márcia Helena-
dc.date2017-12-09-
dc.date.accessioned2018-03-14T10:54:51Z-
dc.date.available2018-03-14T10:54:51Z-
dc.date.issued2017-12-09-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1791-
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe uma reflexão sobre o uso da mídia social Facebook enquanto artefato pedagógico de aprendizagem utilizado no processo formativo de professores, considerando a colaboração, a cooperação e a troca de saberes entre profissionais da Educação. Assim, com o objetivo de buscar compreender se e como a mídia social Facebook contribui para o processo formativo de professores, foi analisada a fanpage do grupo “Professores da Educação Infantil”, buscando apontar as práticas pedagógicas utilizadas pelo grupo. A metodologia utilizada consistiu em realização de pesquisa exploratória observacional, tendo como fonte livros, artigos, monografias, dissertações, teses, documentos legais e pedagógicos relacionados ao assunto pesquisado. A partir dos dados observados em comparação a teoria, conclui-se que a mídia social Facebook, por meio da fanpage “Professores da Educação Infantil”, contribui para o processo formativo dos membros desse grupo. Isso acontece pela interação, ou seja, pela troca de saberes, que acontece tanto pela publicação das práticas, das propostas pedagógicas quanto pelo compartilhamento de dúvidas e angústias. Assim, ao terem a oportunidade de trocar experiências, pela publicação de suas práticas nessa fanpage, os profissionais da Educação disponibilizam e obtêm retorno daqueles membros do grupo que utilizam esses materiais e trazem contribuições das suas próprias práticas. Além disso, verifica-se que a aprendizagem colaborativa acontece também quando a administradora do grupo atua para que as discussões sejam tolerantes e respeitosas em relação às diversas correntes de estudos e práticas. Com essa mediação, todos os membros da fanpage são beneficiados, ao ser prezado o respeito às diferenças. Quando membros do grupo solicitam ajuda, verifica-se que há muitas contribuições para a solução dos problemas, havendo a cooperação para se chegar a um consenso. Desse modo, pode-se afirmar que, em uma fanpage com um número de membros tão expressivo como o grupo “Professores da Educação Infantil”, há uma riqueza de conteúdos, também relacionada com essa expressividade de membros e, embora não haja necessariamente a participação de todos (invisibilidade-visível), de todo modo eles estão apropriando-se dos conteúdos. Cabe a cada membro filtrar e/ou readequar aquilo que serve para si e para suas práticas, tendo até mesmo como estabelecer uma posição crítica em relação aos conteúdos veiculados, verificando quais práticas podem ser aplicadas e adaptadas às suas realidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-08T13:36:06Z No. of bitstreams: 1 REINHARDT.pdf: 800955 bytes, checksum: 040e355b8a31f0a5ce31c45b272530a2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:54:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 REINHARDT.pdf: 800955 bytes, checksum: 040e355b8a31f0a5ce31c45b272530a2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T10:54:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REINHARDT.pdf: 800955 bytes, checksum: 040e355b8a31f0a5ce31c45b272530a2 (MD5) Previous issue date: 2017-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectArtefato pedagógicopt_BR
dc.titleDocentes no Facebook: uma análise da fanpage "Professores da educação Infantil"pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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