Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1791
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Guedes, Anibal Lopes | - |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Ana Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Irgang, Silvania Regina Pellenz | - |
dc.contributor.referee3 | Guedes, Anibal Lopes | - |
dc.creator | Reinhardt, Márcia Helena | - |
dc.date | 2017-12-09 | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T10:54:51Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T10:54:51Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1791 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre o uso da mídia social Facebook enquanto artefato pedagógico de aprendizagem utilizado no processo formativo de professores, considerando a colaboração, a cooperação e a troca de saberes entre profissionais da Educação. Assim, com o objetivo de buscar compreender se e como a mídia social Facebook contribui para o processo formativo de professores, foi analisada a fanpage do grupo “Professores da Educação Infantil”, buscando apontar as práticas pedagógicas utilizadas pelo grupo. A metodologia utilizada consistiu em realização de pesquisa exploratória observacional, tendo como fonte livros, artigos, monografias, dissertações, teses, documentos legais e pedagógicos relacionados ao assunto pesquisado. A partir dos dados observados em comparação a teoria, conclui-se que a mídia social Facebook, por meio da fanpage “Professores da Educação Infantil”, contribui para o processo formativo dos membros desse grupo. Isso acontece pela interação, ou seja, pela troca de saberes, que acontece tanto pela publicação das práticas, das propostas pedagógicas quanto pelo compartilhamento de dúvidas e angústias. Assim, ao terem a oportunidade de trocar experiências, pela publicação de suas práticas nessa fanpage, os profissionais da Educação disponibilizam e obtêm retorno daqueles membros do grupo que utilizam esses materiais e trazem contribuições das suas próprias práticas. Além disso, verifica-se que a aprendizagem colaborativa acontece também quando a administradora do grupo atua para que as discussões sejam tolerantes e respeitosas em relação às diversas correntes de estudos e práticas. Com essa mediação, todos os membros da fanpage são beneficiados, ao ser prezado o respeito às diferenças. Quando membros do grupo solicitam ajuda, verifica-se que há muitas contribuições para a solução dos problemas, havendo a cooperação para se chegar a um consenso. Desse modo, pode-se afirmar que, em uma fanpage com um número de membros tão expressivo como o grupo “Professores da Educação Infantil”, há uma riqueza de conteúdos, também relacionada com essa expressividade de membros e, embora não haja necessariamente a participação de todos (invisibilidade-visível), de todo modo eles estão apropriando-se dos conteúdos. Cabe a cada membro filtrar e/ou readequar aquilo que serve para si e para suas práticas, tendo até mesmo como estabelecer uma posição crítica em relação aos conteúdos veiculados, verificando quais práticas podem ser aplicadas e adaptadas às suas realidades. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-08T13:36:06Z No. of bitstreams: 1 REINHARDT.pdf: 800955 bytes, checksum: 040e355b8a31f0a5ce31c45b272530a2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:54:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 REINHARDT.pdf: 800955 bytes, checksum: 040e355b8a31f0a5ce31c45b272530a2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-14T10:54:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REINHARDT.pdf: 800955 bytes, checksum: 040e355b8a31f0a5ce31c45b272530a2 (MD5) Previous issue date: 2017-12-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Mídia social | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Artefato pedagógico | pt_BR |
dc.title | Docentes no Facebook: uma análise da fanpage "Professores da educação Infantil" | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REINHARDT.pdf | 782,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.