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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1791
Tipo: | Monografia |
Título: | Docentes no Facebook: uma análise da fanpage "Professores da educação Infantil" |
Autor(es): | Reinhardt, Márcia Helena |
Primeiro Orientador: | Guedes, Anibal Lopes |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Ana Maria de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
Terceiro membro da banca: | Guedes, Anibal Lopes |
Resumo: | A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre o uso da mídia social Facebook enquanto artefato pedagógico de aprendizagem utilizado no processo formativo de professores, considerando a colaboração, a cooperação e a troca de saberes entre profissionais da Educação. Assim, com o objetivo de buscar compreender se e como a mídia social Facebook contribui para o processo formativo de professores, foi analisada a fanpage do grupo “Professores da Educação Infantil”, buscando apontar as práticas pedagógicas utilizadas pelo grupo. A metodologia utilizada consistiu em realização de pesquisa exploratória observacional, tendo como fonte livros, artigos, monografias, dissertações, teses, documentos legais e pedagógicos relacionados ao assunto pesquisado. A partir dos dados observados em comparação a teoria, conclui-se que a mídia social Facebook, por meio da fanpage “Professores da Educação Infantil”, contribui para o processo formativo dos membros desse grupo. Isso acontece pela interação, ou seja, pela troca de saberes, que acontece tanto pela publicação das práticas, das propostas pedagógicas quanto pelo compartilhamento de dúvidas e angústias. Assim, ao terem a oportunidade de trocar experiências, pela publicação de suas práticas nessa fanpage, os profissionais da Educação disponibilizam e obtêm retorno daqueles membros do grupo que utilizam esses materiais e trazem contribuições das suas próprias práticas. Além disso, verifica-se que a aprendizagem colaborativa acontece também quando a administradora do grupo atua para que as discussões sejam tolerantes e respeitosas em relação às diversas correntes de estudos e práticas. Com essa mediação, todos os membros da fanpage são beneficiados, ao ser prezado o respeito às diferenças. Quando membros do grupo solicitam ajuda, verifica-se que há muitas contribuições para a solução dos problemas, havendo a cooperação para se chegar a um consenso. Desse modo, pode-se afirmar que, em uma fanpage com um número de membros tão expressivo como o grupo “Professores da Educação Infantil”, há uma riqueza de conteúdos, também relacionada com essa expressividade de membros e, embora não haja necessariamente a participação de todos (invisibilidade-visível), de todo modo eles estão apropriando-se dos conteúdos. Cabe a cada membro filtrar e/ou readequar aquilo que serve para si e para suas práticas, tendo até mesmo como estabelecer uma posição crítica em relação aos conteúdos veiculados, verificando quais práticas podem ser aplicadas e adaptadas às suas realidades. |
Palavras-chave: | Mídia social Educação Infantil Artefato pedagógico |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1791 |
Data do documento: | 9-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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