Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee2Sartori, Jerônimo-
dc.contributor.referee3Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.creatorLira, Luana-
dc.date2017-12-11-
dc.date.accessioned2018-03-14T10:55:56Z-
dc.date.available2018-03-14T10:55:56Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1794-
dc.description.resumoA temática da formação de professores se configura como um elemento em constante renovação; jamais será algo estático. Diante disso, as pesquisas direcionadas ao tema vêm ganhando, cada vez mais, destaque, pois constituem um campo de inúmeras possibilidades de investigação. Sendo assim, a presente pesquisa propõe uma reflexão sobre o tema da articulação teoria e prática na formação e profissão docente, a qual se originou a partir de muitas inquietações a respeito do que, realmente, compõem esta articulação no processo pedagógico. Tais inquietações permitiram que o interesse de estudo se voltasse à formação docente, pois se acredita que, ao concluir um curso de licenciatura, é necessário ser um profissional competente no que diz respeito à dimensão teórica e prática, uma vez que a articulação entre as mesmas possibilita um trabalho pedagógico eficaz e de qualidade. A pesquisa é oriunda do problema ”Que compreensão os profissionais da Educação, em exercício e em formação inicial, têm em relação à articulação teoria e prática no trabalho pedagógico de sala de aula?” A investigação desenvolveu-se com professores da Educação Básica do município de Campinas do Sul/ RS e com estudantes dos cursos de licenciatura, do período noturno, da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. O objetivo da referida investigação corresponde à descrição e análise das concepções sobre a articulação teoria e prática na formação de professores e no trabalho pedagógico. A pesquisa caracterizase como qualitativa, de abordagem descritivo-interpretativa, e conta com os procedimentos metodológicos da revisão bibliográfica, documental e da pesquisa de campo. A coleta de dados realizou-se a partir de entrevistas semiestruturadas, envolvendo professores da Educação Básica e estudantes de cursos de licenciatura. Para a análise dos dados, as entrevistas gravadas foram transcritas e interpretadas com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2010). Os resultados demonstram que existem diferentes concepções da relação teoria e prática entre professores e estudantes. A inserção em sala de aula e a própria experiência permitem aos professores em exercício um entendimento mais profundo acerca da relação teoria e prática, uma vez que, em suas falas, demonstram que ambas são intrínsecas ao processo educativo. Já os estudantes, em sua grande maioria, por não estarem em contato constante com o exercício da profissão, possuem um entendimento mais conceitual, teórico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-05T12:56:08Z No. of bitstreams: 1 LIRA.pdf: 901415 bytes, checksum: 9d804c895f30f004bc49389b26e37563 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:55:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LIRA.pdf: 901415 bytes, checksum: 9d804c895f30f004bc49389b26e37563 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T10:55:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIRA.pdf: 901415 bytes, checksum: 9d804c895f30f004bc49389b26e37563 (MD5) Previous issue date: 2017-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeoriapt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectTrabalho pedagógicopt_BR
dc.titleFormação de professores: concepções de estudantes em formação inicial e professores em exercício sobre a articulação teoria e prática no trabalho pedagógicopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIRA.pdf880,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.