Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1794
Tipo: | Monografia |
Título: | Formação de professores: concepções de estudantes em formação inicial e professores em exercício sobre a articulação teoria e prática no trabalho pedagógico |
Autor(es): | Lira, Luana |
Primeiro Orientador: | Loss, Adriana Salete |
Primeiro membro da banca: | Loss, Adriana Salete |
Segundo membro da banca: | Sartori, Jerônimo |
Terceiro membro da banca: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
Resumo: | A temática da formação de professores se configura como um elemento em constante renovação; jamais será algo estático. Diante disso, as pesquisas direcionadas ao tema vêm ganhando, cada vez mais, destaque, pois constituem um campo de inúmeras possibilidades de investigação. Sendo assim, a presente pesquisa propõe uma reflexão sobre o tema da articulação teoria e prática na formação e profissão docente, a qual se originou a partir de muitas inquietações a respeito do que, realmente, compõem esta articulação no processo pedagógico. Tais inquietações permitiram que o interesse de estudo se voltasse à formação docente, pois se acredita que, ao concluir um curso de licenciatura, é necessário ser um profissional competente no que diz respeito à dimensão teórica e prática, uma vez que a articulação entre as mesmas possibilita um trabalho pedagógico eficaz e de qualidade. A pesquisa é oriunda do problema ”Que compreensão os profissionais da Educação, em exercício e em formação inicial, têm em relação à articulação teoria e prática no trabalho pedagógico de sala de aula?” A investigação desenvolveu-se com professores da Educação Básica do município de Campinas do Sul/ RS e com estudantes dos cursos de licenciatura, do período noturno, da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. O objetivo da referida investigação corresponde à descrição e análise das concepções sobre a articulação teoria e prática na formação de professores e no trabalho pedagógico. A pesquisa caracterizase como qualitativa, de abordagem descritivo-interpretativa, e conta com os procedimentos metodológicos da revisão bibliográfica, documental e da pesquisa de campo. A coleta de dados realizou-se a partir de entrevistas semiestruturadas, envolvendo professores da Educação Básica e estudantes de cursos de licenciatura. Para a análise dos dados, as entrevistas gravadas foram transcritas e interpretadas com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2010). Os resultados demonstram que existem diferentes concepções da relação teoria e prática entre professores e estudantes. A inserção em sala de aula e a própria experiência permitem aos professores em exercício um entendimento mais profundo acerca da relação teoria e prática, uma vez que, em suas falas, demonstram que ambas são intrínsecas ao processo educativo. Já os estudantes, em sua grande maioria, por não estarem em contato constante com o exercício da profissão, possuem um entendimento mais conceitual, teórico. |
Palavras-chave: | Formação de professores Teoria Prática Trabalho pedagógico |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1794 |
Data do documento: | 14-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIRA.pdf | 880,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.