Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1797
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.contributor.referee1Carvalho, Rodrigo Saballa de-
dc.contributor.referee2Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.creatorKlein, Talyne-
dc.date2017-12-14-
dc.date.accessioned2018-03-14T10:56:55Z-
dc.date.available2018-03-14T10:56:55Z-
dc.date.issued2018-01-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1797-
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe uma reflexão acerca do tema documentação pedagógica na Educação Infantil, pois muito se fala sobre a necessidade dos professores avaliarem sua prática de modo a melhorar sua atuação em sala de aula. Nessa direção, a pesquisa teve como seu principal objetivo a investigação de como a documentação pedagógica pode auxiliar no processo reflexivo da prática docente na Educação Infantil. Para entender como a documentação pedagógica influencia no processo reflexivo docente, se faz necessário compreender como a Educação Infantil foi se constituindo no campo do saber científico e na legislação brasileira. Por isso, inicialmente será apresentado um breve histórico em relação às conquistas e aos desafios enfrentados em busca da Educação Infantil e da prática docente. Posteriormente, discute-se o que é a documentação pedagógica e como ela pode ser usada na reflexão da prática docente no âmbito da Educação Infantil. Para tanto, será realizado um Estado de Conhecimento que se refere à contribuição científica já realizada sobre o tema. Além disso, a metodologia usada para a sistematização e materialização da pesquisa foi através de revisões bibliográficas e documentais, tendo como fonte de análise o dossiê de estágio de Educação Infantil, com a finalidade de destacar as contribuições teóricas e concepções acerca do assunto pesquisado. As conclusões apontam que a documentação pedagógica contribui para a aprendizagem das crianças e para o aperfeiçoamento do trabalho educativo, pois ela oferece informações e subsídios na formação dos professores, permitindo observar, registrar e refletir acerca de como suas intenções educativas vão ganhando forma e se constituindo em realidade na sala de aula, traduzindo-se em aprendizagem e desenvolvimento das crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-07T12:25:50Z No. of bitstreams: 1 KLEIN.pdf: 2267120 bytes, checksum: 440d8dfa2b2f16104109d46a25f0a078 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:56:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KLEIN.pdf: 2267120 bytes, checksum: 440d8dfa2b2f16104109d46a25f0a078 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T10:56:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KLEIN.pdf: 2267120 bytes, checksum: 440d8dfa2b2f16104109d46a25f0a078 (MD5) Previous issue date: 2018-01-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDocumentação pedagógicapt_BR
dc.subjectProcesso reflexivopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleA documentação pedagógica como contribuição no processo de investigação e reflexão da prática na Educação Infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLEIN.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.