Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1797
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bittencourt, Zoraia Aguiar | - |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Rodrigo Saballa de | - |
dc.contributor.referee2 | Bittencourt, Zoraia Aguiar | - |
dc.creator | Klein, Talyne | - |
dc.date | 2017-12-14 | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T10:56:55Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T10:56:55Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-08 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1797 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa propõe uma reflexão acerca do tema documentação pedagógica na Educação Infantil, pois muito se fala sobre a necessidade dos professores avaliarem sua prática de modo a melhorar sua atuação em sala de aula. Nessa direção, a pesquisa teve como seu principal objetivo a investigação de como a documentação pedagógica pode auxiliar no processo reflexivo da prática docente na Educação Infantil. Para entender como a documentação pedagógica influencia no processo reflexivo docente, se faz necessário compreender como a Educação Infantil foi se constituindo no campo do saber científico e na legislação brasileira. Por isso, inicialmente será apresentado um breve histórico em relação às conquistas e aos desafios enfrentados em busca da Educação Infantil e da prática docente. Posteriormente, discute-se o que é a documentação pedagógica e como ela pode ser usada na reflexão da prática docente no âmbito da Educação Infantil. Para tanto, será realizado um Estado de Conhecimento que se refere à contribuição científica já realizada sobre o tema. Além disso, a metodologia usada para a sistematização e materialização da pesquisa foi através de revisões bibliográficas e documentais, tendo como fonte de análise o dossiê de estágio de Educação Infantil, com a finalidade de destacar as contribuições teóricas e concepções acerca do assunto pesquisado. As conclusões apontam que a documentação pedagógica contribui para a aprendizagem das crianças e para o aperfeiçoamento do trabalho educativo, pois ela oferece informações e subsídios na formação dos professores, permitindo observar, registrar e refletir acerca de como suas intenções educativas vão ganhando forma e se constituindo em realidade na sala de aula, traduzindo-se em aprendizagem e desenvolvimento das crianças. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-07T12:25:50Z No. of bitstreams: 1 KLEIN.pdf: 2267120 bytes, checksum: 440d8dfa2b2f16104109d46a25f0a078 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:56:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KLEIN.pdf: 2267120 bytes, checksum: 440d8dfa2b2f16104109d46a25f0a078 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-14T10:56:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KLEIN.pdf: 2267120 bytes, checksum: 440d8dfa2b2f16104109d46a25f0a078 (MD5) Previous issue date: 2018-01-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Documentação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Processo reflexivo | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | A documentação pedagógica como contribuição no processo de investigação e reflexão da prática na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KLEIN.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.